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E-mail: ppgel.secretaria@uefs.br
Telefone: (75) 3161-8867
Local: Prédio da Pós-Graduação em Educação, Letras e Artes – Térreo – Sala 18.
Horário de atendimento da secretaria: Segunda à Sexta-feira das 08h às 12h.
Estrutura Curricular do Mestrado
Para integralização do Curso de Mestrado em Estudos Linguísticos, o aluno terá que cumprir o mínimo de 32 créditos e de 480 horas (no prazo mínimo de 12 e máximo de 24 meses), assim distribuídos:
Disciplinas obrigatórias – 12 créditos e 180 horas
Disciplinas optativas – 12 créditos e 180 horas
Atividades obrigatórias – 8 créditos e 120 horas
*1 crédito corresponde a 15h (disciplinas de 60h = 4 créditos / 45h = 3 créditos / 30h =2 créditos)
Disciplinas Curriculares Obrigatórias
Ementa | CARGA HORÁRIA |
Serão discutidas questões teóricas e práticas da pesquisa aplicadas aos estudos linguísticos. Serão feitas orientações para a construção do Projeto de Pesquisa. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação – artigo em publicação periódica científica impressa – apresentação. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6023: Informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6024: Informação e documentação – numeração progressiva das seções de um documento escrito – apresentação. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6027: Informação e documentação – sumário – apresentação. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6028: Informação e documentação – resumo – apresentação. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR10520: Informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR14724: Informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro, 2005. BAÉZ, J.; TUDELA, P. Investigación cualitativa. Madrid: ESIC, 2011. BOOTH, W. C. et alii. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000. CANÇADO, M. Um estudo sobre pesquisa etnográfica em sala de aula. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, n.23, p.55-69, jan.-jun. 1994. CAVALCANTE, M. C.; MOITA LOPES, L. P. Implementação de pesquisa na sala de aula de línguas no contexto brasileiro. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, n.17, p.133-144, jan.-jun. 1991. CAMPELLO, B. S. et alii (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. COMPAGNON, A. O trabalho da citação. Belo Horizonte: UFMG, 1996. DEMO, P. Pesquisa e informação qualitativa. Campinas: Papirus, 2001. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Ed.). The landscape of qualitative research: theories and issues. London: SAGE, 1998. ERICKSON, F. Métodos cualitativos de investigación sobre la enseñanza. In: WITTROCK, M. C. (Org.). La investigación de la enseñanza, II: métodos cualitativos y de observación. Barcelona: Paidós, 1986, p.195-301. ERICKSON, F. Transformation and school success: the politics and culture of educational achievement. Anthropology and Education Quartely, Pennsylvania, v.18, n.4, p.335-356, 1987. FLÔRES, L. L. et alii. Redação: o texto técnico/científico e o texto literário; dissertação / descrição / narração / resumo / relatório. 2. ed. rev. Florianópolis: EDUFSC, 1994. FRANÇA, J. L. et alii. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: UFMG, 2000. FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. GOMES, H. F.; LOSE, A. D. Documentos científicos: orientações para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Salvador: Edições São Bento, 2007. GÓMEZ, M. M. Introducción a la metodología de la investigación científica. Córdoba: Brujas, 2006. HAMMERSLEY, M.; ATKINSON, P. Ethnography: principles in practice. New York: Routledge, 1997. HOLLIDAY, A. Appropriate methodology and social context. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: ARTMED / Belo Horizonte: UFMG, 1999. LUBISCO, N. M. L.; VIEIRA, S. C.; SANTANA, I. V. Manual de estilo acadêmico: monografias, dissertações e teses. 4. ed. rev. ampl. Salvador: EDUFBA, 2008. OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica. Projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 1998. PESSOA, S. Dissertação não é bicho papão: desmitificando monografias, teses e escritos acadêmicos. Rio de Janeiro: Rocco, 2005. REGUERA, A. Metodología de la investigación linguística. Córdoba: Brujas, 2008. SECAF, V. Artigo científico: do desafio à conquista. São Paulo: Reis, 2000. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002. TAMOYO, M. El proceso de la investigación científica. 4. ed. México: Limusa, 2004. TRALDI, M. C.; DIAS, R. Monografia passo a passo. Campinas: Alínea, 1998. |
Ementa | CARGA HORÁRIA |
Serão discutidas relações entre língua/linguagem, cultura e sociedade na constituição da identidade do sujeito e das sociedades contemporâneas e seus reflexos no campo dos estudos da linguagem. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
BALDINGER, Kurt. Semasiologia e onomasiologia. Alfa: Revista de Linguística, São Paulo: UNESP, n. 9, p. 7-36, 1966. BIDERMAN, Maria Tereza C. A ciência da Lexicografia. Alfa: Revista de Linguística. São Paulo: UNESP, n. 28 (supl.), p. 1-26, 1984a. BIDERMAN, Maria Tereza C. Glossário. Alfa: Revista de Linguística. São Paulo: UNESP, n. 28 (supl.), p. 135-144, 1984b. BIDERMAN, Maria Tereza C. Os dicionários na contemporaneidade: arquitetura, métodos e técnicas. In: OLIVEIRA, Ana Maria P. P. de; ISQUERDO, Aparecida N. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: UFMS, 1998, v. 1, p. 129-142. BIDERMAN, Maria Tereza C. Teoria linguística: teoria lexical e linguística computacional. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. BIDERMAN, Maria Tereza C. Dicionários do português: da tradição a contemporaneidade. Alfa: Revista de Linguística. São Paulo: UNESP, n. 47, p. 53-69, 2003. LYONS, John. Lingua(gem) e linguística. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982. BORBA, Francisco da Silva. Organização de dicionários: uma introdução à lexicografia. São Paulo: UNESP, 2003. BOULANGER, Jean-Claude. Convergências e divergências entre a lexicografia e a terminologia. In: LIMA, M. S.; RAMOS, P. C. (Org.). Terminologia e ensino de segunda língua: Canadá e Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2001, p. 7-28. CABRÉ, Maria Teresa. La terminología: teoría, metodología, aplicaciones. Barcelona: Antártida/Empúries, 1993. CABRÉ, Maria Teresa. Norma y normas en Terminología: concepto, tipologia y justificación. In: ISQUERDO, Aparecida Negri; FINATTO, Maria José B. (Org.). As ciências do léxico: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Campo Grande: Editora UFMS, 2010, v. 4, p. 365-396. CÂMARA JR., J. M. Dicionário de linguística e gramática: referente à língua portuguesa. 27 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009. CRYSTAL, D. Dicionário de linguística e fonética. Tradução de M. C. P. Dias, Rio de Janeiro: Zahar, 1988. DUBOIS, J. et alii. Dicionário de linguística. Tradução de F. P. de Barros et alii. São Paulo: Cultrix, 1978. DUCROT, O.; TODOROV, T. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. Tradução de A.K. Myashiro et alii, São Paulo: Perspectiva, 1977. HAENSCH, Günther. et al. La lexicografia: de la linguística teórica a la lexicografia práctica. Madrid: Gredos, 1982. MURAKAWA, Clotilde de A. A. António de Morais Silva: lexicógrafo da língua portuguesa. Araraquara-SP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. NUNES, José Horta. Dicionários no Brasil: análise e história. Campinas, SP: Pontes; São Paulo: FAPESP; São José do Rio Preto, SP: FAPERP, 2006. POTTIER, Bernard. Lingüística general: teoria y descripción. Trad. Maria Victoria Cantalina. Madrid: Gredos, 1977 [1974]. PORTO DAPENA, José-Álvaro. Manual de técnica lexicográfica. Madrid: Arco Libros, 2002. QUEIROZ, Rita de Cássia R. de. (Org.). Língua, cultura e sociedade: estudos sobre o léxico. Feira de Santana: UEFS, 2009. REY-DEBOVE, Josette. Léxico e dicionário. Tradução de Clóvis Barleta de Morais. Alfa: Revista de Linguística, São Paulo, n. 28 (supl.), p. 45-69, 1984. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/3678/3444>. Acesso em: 31 jan. 2018. RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: Linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. REY, Alain. La lexicologie: lectures. Paris: Klincksieck, 1970. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a origem das línguas. Tradução de Fernando Guerreiro. Lisboa: Estampa, 1981. p. 99-111. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1970 [1016]. OTHERO, Gabriel de A.; MENUZZI, Sérgio de M. Linguística computacional: teoria e prática. São Paulo: Parábola, 2005. SEABRA, Maria Cândida. T. C. Referência e Onomástica. In: MAGALHÃES, José Sueli de; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. (Org.). Múltiplas perspectivas em Linguística. Uberlândia/MG: EDUFU, 2006, v. 1, p. 1953-1960. VILLALVA, Alina; SILVESTRE, João Paulo. Introdução ao estudo do léxico: descrição e análise do Português. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. XAVIER, Maria Francisca; MATEUS, Maria Helena. Dicionário de termos linguísticos. Lisboa: Cosmos, 1992, v. 2. |
Ementa | CARGA HORÁRIA |
Serão apresentados e discutidos temas de pesquisa de interesse dos alunos e dos professores do Programa. | 60h |
BIBLIOGRAFIA | |
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Disciplinas Curriculares Obrigatórias
Ementa | CARGA HORÁRIA |
Serão feitos levantamento e análise de dados de variedades do português, podendo ser enfatizados o português rural, o português do semi-árido, o português brasileiro ou português africano, a depender do tema escolhido. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
BRANDÃO, Sílvia Figueiredo; MOTA, Maria Antônia. (Org.). Análise contrastiva de variedades do português: projeto luso-brasileiro em curso. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. ARAUJO, Silvana Silva de Farias; LUCCHESI, Dante. Um estudo contrastivo sobre a concordância verbal em Feira de Santana e em Luanda. Papia, v. 26, n.1, p. 71-99, 2016. BRANDÃO, S. F. e MOTA, M. A. (Org.). Análise contrastiva de variedades do português: primeiros estudos. Rio de Janeiro: In Folio, 2003. BRANDÃO, Silvia; VIEIRA, Silvia. A concordância nominal e verbal no Português do Brasil e no Português de São Tomé: uma abordagem sociolinguística. Papia, 22: 7-39, 2012. DUARTE, M. E. L. e CALLOU, D. (Org.). Para a história do português brasileiro, v. 4. Notícias de corpora e outros estudos. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2002. FERNANDES, C. A. e CABRAL, J. (Org.). Teorias lingüísticas: problemáticas contemporâneas. Uberlândia: EDUFU, 2003. FERREIRA, C. et alii. 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Ementa | CARGA HORÁRIA |
Serão feitas discussões sobre aspectos que envolvem as práticas de letramento em sua interface com o ensino de língua portuguesa. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
BARTON, D. Literacy. An introduction to the ecology of written language. Oxford, UK & Cambridge, USA: Blackwell, 1994. BORGES DA SILVA, S. B. A retextualização dos conceitos de letramento, texto, discurso e gêneros do discurso nos PCN de língua portuguesa. Trabalhos em Lingüística Aplicada, v. 45, p. 225-238, 2006. BORGES DA SILVA, S. B. A formação de leitores na escola pública: desafios e viabilidades. Relatório de Pesquisa de pós-doutoramento. Florianópolis: CED/UFSC – CNPq, 2009. CORRÊA, M. L. G. e BOCH, F. (Orgs.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2006. CHARTIER. R. (Org). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. CHARTIER. R. A Aventura do Livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP/ Imprensa Oficial do Estado, 1999. HEATH, S. B. Ways with words. Language, Life and Work in Communities and Classrooms. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. KLEIMAN, Ângela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995. LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2000. MATENCIO, M. L. M. Leitura, produção de textos e a escola. Campinas: Mercado de Letras, 2002. MENDES, Edleise; CASTRO, L.; SANTOS, Cosme B. dos. Letramento e comunicação intercultural:o ensino e a formação do professor no semi-árido baiano. In: SANTOS, EdleiseMendes dos e CASTRO, Lúcia (Orgs.). Língua Portuguesa em Ação. Campinas-SP: Editora Pontes, 2008. MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino-aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996. MOITA LOPES, L. P. (Org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas: Mercado de Letras, 2003. MOLLICA, M. C. Fala, letramento e inclusão social. São Paulo: Contexto, 2007. OLIVEIRA, Maria do Socorro; KLEIMAN, Ângela B. (Orgs.). Letramentos múltiplos: agentes, práticas, representações. Natal: Editora da UFRN, 2008. PEREIRA, R. C. e ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. ROJO, R. (Org.) A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN. Campinas: Mercado de Letras, 2002. ROJO, R. O letramento escolar e os textos de divulgação científica: a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em Discurso, Tubarão, v.8, p.1-25, 2008. SANTOS, Cosme B. dos. Letramento, oralidade e senso comum na formação do professor. Revista Sínteses, v. 12, p. 281-286, 2007. SIGNORINI, Inês (org.). Investigando a relação oral/escrito. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001. SOARES, M. Letramento – um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. STREET, B. V. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. STREET, B. V. Social Literacy: Critical Approaches to Literacy in Development, Ethnography and Education. London; New York, Longman, 1995. TFOUNI, Leda Verdiani (Org.). Letramento, escrita e leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade). TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004. VAL, Maria das Graças Costa, ROCHA, Gladys (Orgs.). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto – o sujeito-autor. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FAE/UFMG, 2003. ZOZOLI, R. M. D. Relações entre produção de texto, leitura e gramática na sala de aula. Odisséia, Natal, v.9, p.101-106, 2006. |
Ementa | CARGA HORÁRIA |
Serão discutidas questões teóricas e metodológicas pertinentes aos estudos em Linguística Histórica atuais, com foco na história e historiografia da língua portuguesa e, de forma específica, na história do português brasileiro, com ênfase em fenômenos variáveis. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
AMARAL, Amadeu. O dialeto caipira. São Paulo: Hucitec, Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia, 1920. ANDERSON, Stephen R.; LIGHTFOOT, D. The Language Organ Linguistics as Cognitive Physiology. Cambridge, United Kingdom, University Press, 2004. BARBOSA, Afranio G. Tradição Discursiva e Tratamento de CORPORA históricos: desafios metodológicos para o estudo da formação do português brasileiro. In: LOBO, Tânia; CARNEIRO, Zenaide; SOLEDADE, Juliana; ALMEIDA, Ariadne; RIBEIRO, Silvana. (Org.). ROSAE: Linguística Histórica, história da língua e outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2012, v. 1, p. 589-606. BAXTER, Alan Norman. Transmissão Geracional Irregular na História do Português Brasileiro – divergências nas vertentes afro-brasileiras. Revista Internacional de Língua Portuguesa, v. 14, p. 72-90, 1995. CARNEIRO, Zenaide; GALVES, Charlotte. “Variação e Gramática: Colocação de clíticos na história do português brasileiro”, Revista de Estudos da Linguagem, UFMG, v.18-2, 2010, p.7-38. CARNEIRO, Z. O. N. Cartas brasileiras: um estudo lingüístico-filológico. Campinas: UNICAMP, 2005 (tese de doutorado). CARNEIRO, Zenaide de Oliveira Novais; ALMEIDA, Norma Lucia Fernandes; LACERDA, Mariana Fagundes de Oliveira; ARAUJO, Silvana Silva Farias.; BATISTA, Priscila Starline Estrela Tuy. Do presente para o passado: os caminhos para a constituição do banco de dados do NELP/UEFS em busca da configuração sócio-histórica da língua portuguesa nos sertões baianos In: A Fala nordestina: entre a Sociolinguística e a Dialectologia. Salvador: Editora da Uneb, 2016, v.1, p. 106-121. CHOMSKY, N. Knowledge of Language: its nature, origin and use. New York: Preager, 1986. COELHO, Francisco Adolfo. Os dialetos românicos ou neo-latinos na África, Ásia e América”. In:Estudos Lingüísticos Crioulos, reedição de artigos publicados no Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa, Academia Internacional da Língua Portuguesa, Lisboa, 1967[1880, 1882, 1886]. 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Ementa | CARGA HORÁRIA |
Serão discutidas questões teóricas e metodológicas pertinentes aos estudos sociolinguísticos, com ênfase em teorias funcionalistas, e suas relações com processos de gramaticalização. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
BOYER, H. (Dir.). Sociolinguistique: territoire et objets. Paris: Delachaux et Niestlé, 1996. CHAMBERS, J. K. Sociolinguistic theory. Oxford: Blackwell, 2003. COULMAS, F. The handbook of sociolinguistics. Oxford: Blackwell, 1998. CUNHA, M. A. F.; OLIVEIRA, M. R. e MARTELOTTA, M. (Orgs.). Lingüística funcional: teoria e prática. Rio de Janeiro: DP e A, 2003. ECKERT, P. Linguistic variation as social practice. Oxford: Blackwell, 2000. GIVÓN, T. Functionalism and grammar. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1995. GUY, G. R. e ZILLES, A. M. Sociolingüística quantitativa. Instrumental de análise. São Paulo: Parábola, 2007. HEINE, B. et alii. Grammaticalization: a conceptual framework. Chicago: University of Chicago Press, 1991. HEINE, B. e KUTEVA, T. World lexicon of grammaticalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. HEINE, Bernd; NARROG, Heiko. Grammaticalization and linguistic analysis. In: Heine, Bernd; Narrog, Heiko (Eds.). The Oxford handbook of linguistic analysis. Oxford: Oxford Handbooks Online, 2012. HOPPER, P. J. e TRAUGOTT, E. Grammaticalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. LABOV, W. Sociolinguistic patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972. LABOV, W. Principles of linguistic change, v.1. Internal factors. Oxford: Blackwell, 1994. LABOV, W. Principles of linguistic change, v.2. Social factors. Oxford: Blackwell, 2001. LABOV, W. The social stratification of English in New York City. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. LABOV, W. Padrões sociolingüísticos. Trad. de Marcos Bagno, Maria Marta Scherre e Caroline Cardoso. São Paulo: parábola, 2008. LABOV, W. Principles of linguistic change, v.3. Cognitive and cultural factors. Oxford: Blackwell, 2010. LIMA-HERNANDEZ, M. C. et alii (Org.). Gramaticalização em perspectiva: cognição, textualidade e ensino. São Paulo: Paulistana, 2010. MARCHELLO-NIZIA, C. Grammatialisation et changement linguistique. Bruxelles: De Boeck, 2006. MARTELOTTA, M. et alii (Orgs.). Gramaticalização no português do Brasil: uma abordagem funcional. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996. MILROY, L. e GORDON, M. Sociolinguistics: method and interpretation. Oxford: Blackwell, 2003. OLBERTZ, Hella. El orden de los constituyentes en la combinación de perífrasis en español. Revista española de lingüística, Madrid, v. 31, n. 2, p. 431-453, 2001. PEZZATI, E. G. O advérbio então já se gramaticalizou como conjunção? Revista D.E.L.T.A., São Paulo, v.17, n.2, p.81-96, 2001. RIBEIRO, B. T.: GARCEZ, P. M. (Orgs.). Sociolinguística interacional. São Paulo: Loyola, 2002. TAGLIAMONTE, S. A. Analysing sociolinguistic variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. TRUDGILL, P. Sociolinguistics: an introduction to language and society. London: Penguin, 2000. TRUDGILL, P. Sociolinguistic variation and change. Washington: Georgetown University Press, 2002. WARDHAUGH, R. An introduction to sociolinguistics. Oxford: Blackwell, 2002. WEINREICH, U.; LABOV, W. e HERZOG, M. I. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança lingüística. Trad. de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2006. |
Ementa | CARGA HORÁRIA |
Será feito o estudo de teorias do texto e do discurso, com ênfase nas práticas textuais e discursivas de vários gêneros na sociedade, preferencialmente brasileira. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
ADAM, J.-M. A lingüística textual: introdução à análise textual dos discursos. Trad. de Maria das Graças S. Rodrigues, João G. da Silva Neto, Luís Passeggi e Eulália V. L. F. Leurquin. São Paulo: Cortez, 2008. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BAUMAN, R. Story, performance and event: contextual studies of oral narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 1986. BEAUGRANDE; R.; DRESSLER, W. Introducción a la lingüística del texto. Barcelona: Ariel, 1977. BRANDÃO, H. H. Introdução à análise do discurso. São Paulo: Unicamp, 2010. CARDOSO, S. H. B. Discurso e ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. CHARAUDEAU, P., MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004. CHIAPPINI, L. A. (Dir.). Aprender e ensinar com textos de alunos, v.1 e 2. São Paulo: Cortez, 1998. CORACINI, M. J. (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. 3ªed. Campinas: Pontes, 2010. DUCROT, O. Le dire et le dit. Paris: Minuit, 1984. FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Trad. de Izabel Magalhães. Brasília: UNB, 2001. FAIRCLOUGH, H. Language and power. New York: Longman, 1989. FONSECA-SILVA, M. C. Constituição e funcionamento discursivo de Cláudia, Nova e Playboy. Estudos Lingüísticos, Campinas, v.1, p.551-556, 2005. FOUCAULT, M. Arqueologia do sabor. Trad. de Luiz Felipe Boeta Neves. Rio de Janeiro: Forense, 2000. GARCEZ, L. H. C. A escrita e o outro. Os modos de participação na construção do texto. Brasília: UNB, 1998. GREGOLIN, M. R.; BARONAS, R. (Org.). Análise do discurso: as materialidades do sentido. São Paulo: Claraluz, 2003. GUIMARÃES, E. Texto, discurso e ensino. São Paulo: Contexto, 2009. HANKS, W. F. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. Org. de Anna Christina Bentes, Renato C. Rezende e Marco Antônio R. Machado. São Paulo: Cortez, 2008. INDURSKY, F. O texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. In: ORALNDI, E.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. 2. ed. Campinas: Pontes, 2010. MAGALHÃES, C. M. Uma abordagem de análise crítica de discursos e práticas sociais sobre a questão racial no Brasil. Revista D.E.L.T.A., São Paulo, v.22, n.2, 2006. MARCUSCHI, L. A. O papel da atividade discursiva no exercício do controle social. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v.7, n.5, p.7-33, 2004. MEURER, J. L. Second edition: relationships between cohesion and coherence in essays and narratives. Fragmentos, Florianópolis, n.25, p.147-154, 2005. MOITA LOPES, L. P. (Org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas: Mercado de Letras, 2003. ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4. ed. Campinas: Pontes, 2004. ORLANDI, E. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes, 2005. ORLANDI, E. P.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Org.). Discurso e Textualidade. Campinas: Pontes, 2010. ORLANDI, E. P. Discurso e texto. São Paulo: Pontes, 2012a. ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. São Paulo: Pontes, 2012b. PACÍFICO, S. M. R. Argumentação e autoria nas redações de universitários: discurso e silêncio. Curitiba: Appris, 2012. PEREIRA, M. G. D.; BASTOS, C. R. P.; PEREIRA, T. C. (Org.). Discursos socioculturais em interação. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. POSSENTI, S. Os limites do discurso: ensaios sobre discurso e sujeito. Curitiba: Criar, 2002. POSSENTI, S. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola, 2009. SANTOS, L. W. et alii. Discurso, coesão, argumentação. Série Investigações Lingüísticas, v.1. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1996. SIGNORINI, I. (Org.). Situar a linguagem. São Paulo: Parábola, 2008. VAN DIJK, T. A. Studies in the pragmatics of discourse. Berlin: Mouton, 1981. VAN DIJK, T. A.; KINTSCH, W. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press, 1983. VAN DIJK, T. La noticia como discurso. Barcelona: Paidós, 1990. |
Ementa | CARGA HORÁRIA |
Será feito o estudo de teorias da variação e da mudança linguística com análise de fenômenos variáveis ao longo da história da língua portuguesa, em especial do Brasil, e sua aplicação ao ensino. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
BENTIVOGLIO, P. A variação nos estudos sintáticos. Estudos Lingüísticos, Campinas, n.XIV, p.7-29. Anais de seminários do GEL, 1987. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004. BORTONI-RICARDO, S. M e FREITAS, V. Sociolinguística educacional. In: HORA, D.; ALVES, E. e ESPÍNDOLA, L. (Orgs.). Abralin 40 anos em cena. João Pessoa: UFPB, 2009, p.217-240. BYBEE, J. e HOPPER, P. Frequency and the emergence of linguistics structure. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2001. CHAMBERS, J. K., TRUDGILL, P. e SCHILLING-ESTES, N. (Eds.). The handbook of language variation and change. Cambridge: Blackwell, 2004. COSTA, S. B. B. e MACHADO FILHO, A. V. L. Do português arcaico ao português brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2004. LOPES, C. R. S. e CALLOU, D. M. I. Contribuições da sociolingüística para o ensino e a pesquisa: a questão da variação e da mudança lingüística. Revista do GELNE, João Pessoa, v.5, n.1, p.63-74, 2004. LOPES, C. R. S. (Org.). A norma brasileira em construção. Fatos lingüísticos em cartas pessoais do século 19. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2005. LUCCHESI, D. As duas grandes vertentes da história sociolingüística do Brasil (1500-2000). Revista D.E.L.T.A., São Paulo, v.17, n.1, p.97-130, 2001. KATO, M. A. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: MARQUES, M. et alii. Ciências da linguagem: 30 anos de investigação e ensino. Braga: CEHUM, Universidade do Minho, 2005, p.131-145. KROCH, A.; BALTIN, M. (Eds.). Alternative conceptions of phrase structure. Chicago: University of Chicago Press, 1989a. KROCH, A. Reflexes of grammar in patterns of language change. Language variation and change, Cambridge, n.1, p.199-244, 1989b. KROCH, A. Studies in general linguistics. Beijing: Beijing University Press, 2001. MATTOS E SILVA, R. V. O português são dois… ainda em busca do tempo perdido. In: GORSKI, E. e COELHO, I. (Orgs.). Sociolingüística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: UFSC, 2006, p.277-288. MOLLICA, M. C. Por uma sociolingüística aplicada. Revista D.E.L.T.A., São Paulo, v.9, n.1, p.105-112, 1993. MOLLICA, M. C. e BRAGA, M. L. Introdução à sociolingüística. O tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2004. MOLLICA, M. C. e ALÍPIO, R. Em busca de inovações lingüísticas. Línguas e Instrumentos Lingüísticos, Campinas, v.17, 29-40, 20006. PAGOTTO, E. Norma e condescendência: ciência e pureza. Línguas e Instrumentos Lingüísticos, Campinas, v.2, p.49-68, 1999. PAIVA, M. C. e DUARTE, M. E. L. (Orgs.). Mudança lingüística em tempo real. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2003. SCHERRE, M. M. P. Preconceito lingüístico, variação lingüística e ensino. Caderno de Letras, Niterói, v.36, p.11-26, 2008. SILVA, L. A. A língua que falamos. Português: história, variação e discurso. São Paulo: Globo, 2005. WEINREICH, U.; LABOV, W. e HERZOG, M. I. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança lingüística. Trad. de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2006. |
Ementa | CARGA HORÁRIA |
Serão discutidas teorias da linguagem que priorizam a análise da produção de sentidos nos diversos espaços sociais. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
ACHARD, Pierre et al. O papel da memória. Tradução e introdução de J. H. Nunes. Campinas: Pontes, 1999. BENTES, Anna Christina; REZENDE, Renato; MACHADO, Marco Antônio R. (Org.). William F. Hanks. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008. GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso. Campinas: Unicamp, 1990. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo, Loyola, 1970. GUIMARÃES, Eduardo. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas: Pontes, 1995. GREGOLIN, Maria do Rosário; BARONAS, Roberto (Org.). Análise do discurso: as materialidades do sentido. São Paulo: Claraluz, 2003. KOCH, Ingedore V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2008. KOCH, Ingedore V., BENTES, Anna C., CAVALCANTE, Mônica M. Intertextualidade: diálogos possíveis. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. ORLANDI, Eni P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4. ed. Campinas: Pontes, 2004. ORLANDI, Eni P. Língua e conhecimento lingüístico: para uma história das ideias no Brasil. 2. ed. edição. São Paulo: Cortez, 2013. ORLANDI, Eni P. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. Campinas, São Paulo: Pontes, 2012. PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. Campinas: Unicamp, 1988. PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990. PÊCHEUX, Michel. Análise de discurso: Michel Pêcheux. Textos escolhidos por E. Orlandi. Campinas: Pontes, 2011. POSSEN|TI, Sírio. Os limites do discurso: ensaios sobre discurso e sujeito. Curitiba: Criar Edições, 2002. SPINK, Mary Jane. Linguagem e produção de sentidos no cotidiano. Rio de Janeiro: Centro Edeistein de Pesquisas Sociais, 2010. |
Ementa | CARGA HORÁRIA |
Essa disciplina busca debater temas em Análise de discurso, tendo como foco o modo como se delineiam as práticas discursivas em diversas materialidades e suportes, debatendo sobre o modo de funcionamento de tais práticas na sociedade. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
ACHARD, Pierre. Memória e produção discursiva do sentido In: ACHARD, P. et al. (Org.) Papel da memória. Tradução e introdução José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999. ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985. COURTINE, Jean-Jacques. A estranha memória da Análise do Discurso. In: INDURSKY, Freda; FERREIRA, Maria Cristina L. (orgs.). Michel Pêcheux e a análise do discurso: uma relação de nunca acabar. Trad. Nilton Milanez e Carlos Piovezani. São Carlos: Claraluz, 2005, p. 15-32. COURTINE, J. J. Metamorfoses do discurso político: derivas da fala pública. Trad. Nilton Milanez e Carlos Piovezani. São Carlos: Claraluz, 2006, p. 59-86. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008, p. 56-61. FOUCAULT, Michel A ordem do discurso. Aula Inaugural no Collège de. France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 19.ed. São Paulo: Edições. Loyola, 2009. FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Editora Nau, 2005. FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Editora Nau, 2005 FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016. GRIGOLETTO, Evandra. A noção de sujeito em Pêcheux: uma reflexão acerca do movimento de desidentifcação. In: Estudos da Linguagem,Vitória da Conquista, 2005, p.61-67. GRIGOLETTO, E. Do lugar social ao lugar discursivo: o imbricamento de diferentes posições-sujeito. II Seminário de Estudos em Análise do Discurso. 2005. Disponível em: <www.discurso.ufrgs.br/sead2/doc/sujeito/evandra.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2011 São Paulo: Martins Fontes, 2003. p.261-306. INDURSKY, F. Memória, interdiscurso: limites e contrastes. (Texto xerocopiado apresentado no IV Seminário de Pesquisa em Análise de Discurso, evento realizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, Bahia, junho de 2009). INDURSKY, F.A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, Freda; MITTMANN, Solange, FERREIRA, Maria Cristina Leandro(org). Memória e história na/da Análise do discurso. Campinas: Mercado das Letras, 2011 p. 67 a 89. PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69)”. In: GADET & HAK (org.). Por uma análise automática do discurso. 3. ed., Campinas: Ed. da Unicamp, 1997, p. 61 – 105. PÊCHEUX, Michel & FUCHS, C. . A propósito da análise automática do discurso: atualizações e perspectivas”. In: GADET & HAK (org.). Por uma análise automática do discurso. 3. ed., Campinas: Ed. da Unicamp, 1997, p. 163 -252. PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Puccinelli Orlandi et al.. Campinas: Editora da Unicamp, 2009. REVEL, Judith. Foucault. Conceitos essenciais. Trad. Nilton Milanez e Carlos Piovezani. São Carlos: Claraluz, 2005. ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura, 4. ed., São Paulo, Cortez, 1998. ORLANDI,Eni Puccinelli.As formas do silêncio: no movimento dos sentidos.6. ed.-Campina,SP Editora da Unicamp,2007. POSSENTI, S. Os limites do discurso: ensaios sobre discurso e sujeito. Curitiba: Criar, 2002. |
Ementa | CARGA HORÁRIA |
Serão feitas discussões sobre a organização do texto e sua relação com as condições de produção de atividades de leitura, de escrita, de oralidade e de acessibilidade, com ênfase nos gêneros discursivos/textuais nas abordagens contemporâneas de práticas de linguagem, a partir de perspectivas teóricas e pedagógicas de produção textual em diversas esferas agentivas dos textos. | 60h |
BIBLIOGRAFIA | |
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Ementa | CARGA HORÁRIA |
Serão discutidas as teorias da argumentação na contemporaneidade e suas articulações com as distintas teorias do discurso, a fim de capacitar os pesquisadores em formação a discernir sobre as dimensões retórica, lógica e dialética da argumentação e as múltiplas perspectivas da argumentação (na língua, na interação e no discurso) bem como a realizar análises argumentativas de distintas práticas discursivas (pedagógica, midiática, política, religiosa, jurídica etc.). | 60h |
BIBLIOGRAFIA | |
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Ementa | CARGA HORÁRIA |
Estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos da Lexicologia e da Lexicografia, com ênfase na aplicação nos diversos campos dos estudos lexicais. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
ANTUNES, Irandé. O território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. BALDINGER, Kurt. Semasiologia e onomasiologia. Alfa: Revista de Linguística, São Paulo: UNESP, n. 9, p. 7-36, 1966. BARREIROS, Liliane L. S. Vocabulário de Eulálio Motta. 360f. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) – Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador, 2017. BARREIROS, Liliane L. S. Bahia Humorística: causos sertanejos de Eulálio Motta. Feira de Santana-BA: UEFS Editora, 2016. BARREIROS L. L. S.; TELLES, C. M. As unidades fraseológicas no vocabulário de Eulálio Motta. ReVEL, vol. 15, n. 29, 2017. BIDERMAN, Maria Tereza C. Dicionários do português: da tradição a contemporaneidade. Alfa: Revista de Linguística. São Paulo: UNESP, n. 47, p. 53-69, 2003. BIDERMAN, Maria Tereza C. Teoria linguística: teoria lexical e linguística computacional. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. BIDERMAN, Maria Tereza C. Os dicionários na contemporaneidade: arquitetura, métodos e técnicas. In: OLIVEIRA, Ana Maria P. P. de; ISQUERDO, Aparecida N. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: UFMS, 1998, v. 1, p. 129-142. BIDERMAN, Maria Tereza C. A ciência da Lexicografia. Alfa: Revista de Linguística. São Paulo: UNESP, n. 28 (supl.), p. 1-26, 1984a. BIDERMAN, Maria Tereza C. Glossário. Alfa: Revista de Linguística. São Paulo: UNESP, n. 28 (supl.), p. 135-144, 1984b. BORBA, Francisco da Silva. Organização de dicionários: uma introdução à lexicografia. São Paulo: UNESP, 2003. BOULANGER, Jean-Claude. Convergências e divergências entre a lexicografia e a terminologia. In: LIMA, M. S.; RAMOS, P. C. (Org.). Terminologia e ensino de segunda língua: Canadá e Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2001, p. 7-28. CABRÉ, Maria Teresa. Norma y normas en Terminología: concepto, tipologia y justificación. In: ISQUERDO, Aparecida Negri; FINATTO, Maria José B. (Org.). As ciências do léxico: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Campo Grande: Editora UFMS, 2010, v. 4, p. 365-396. CABRÉ, Maria Teresa. La terminología: teoría, metodología, aplicaciones. Barcelona: Antártida/Empúries, 1993. HAENSCH, Günther. et al. La lexicografia: de la linguística teórica a la lexicografia práctica. Madrid: Gredos, 1982. MURAKAWA, Clotilde de A. A. António de Morais Silva: lexicógrafo da língua portuguesa. Araraquara-SP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. NUNES, José Horta. Dicionários no Brasil: análise e história. Campinas, SP: Pontes; São Paulo: FAPESP; São José do Rio Preto, SP: FAPERP, 2006. OTHERO, Gabriel de A.; MENUZZI, Sérgio de M. Linguística computacional: teoria e prática. São Paulo: Parábola, 2005. PORTO DAPENA, José-Álvaro. Manual de técnica lexicográfica. Madrid: Arco Libros, 2002. POTTIER, Bernard. Lingüística general: teoria y descripción. Trad. Maria Victoria Cantalina. Madrid: Gredos, 1977 [1974]. QUEIROZ, Rita de Cássia R. de. (Org.). Língua, cultura e sociedade: estudos sobre o léxico. Feira de Santana: UEFS, 2009. REY, Alain. La lexicologie: lectures. Paris: Klincksieck, 1970. REY-DEBOVE, Josette. Léxico e dicionário. Tradução de Clóvis Barleta de Morais. Alfa: Revista de Linguística, São Paulo, n. 28 (supl.), p. 45-69, 1984. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/3678/3444>. Acesso em: 31 jan. 2018. SEABRA, Maria Cândida. T. C. Referência e Onomástica. In: MAGALHÃES, José Sueli de; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. (Org.). Múltiplas perspectivas em Linguística. Uberlândia/MG: EDUFU, 2006, v. 1, p. 1953-1960. VILLALVA, Alina; SILVESTRE, João Paulo. Introdução ao estudo do léxico: descrição e análise do Português. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014 |
Ementa | CARGA HORÁRIA |
Estudo do método filológico para edição de textos modernos manuscritos e impressos, questões teórico-metodológicas para edição no contexto das tecnológicas digitais em rede, questões práticas da edição de textos. | 60h |
BIBLIOGRAFIA |
BLECUA, José Manuel; CLAVERÍA, Glória; SÁNCHEZ, Carlos; TORRUELLA, Joan. (Org.). Filología e informática, nuevas tecnologías en los estudios filológicos. Barcelona: Milenio, Universidad Autónoma de Barcelona, 1999, p. 189-210. BORNSTEIN, George; RALPH, Williams. (Org.). Palimpsest: Editorial Theory in the Humanities. Michigan: University of Michigan Press, 1999. CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Tradução de Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: UNESP, 2002. ELIA, Sílvio. A crítica textual em seu contexto sócio-histórico. In: ENCONTRO DE ECDÓTICA E CRÍTICA GENÉTICA, 3; Anais… João Pessoa: UFPB/ APML / FECPB / FCJA, p. 57-64, 1993. FINNERAN, Richard J. (Org.). The literary text in the digital age. United States of America: University of Michigan, 1996. GERMÁN ORDUNA. Fundamentos de crítica textual. Madrid: Arco Libros, 2005. LANDOW, George P. Hipertexto 3.0, teoria crítica y nuevos médios en la era de la globalización. Tradução de Antonio José Antón Fernández. Barcelona: Paidós Ibérica, 2009. LOSE, Alicia Duhá. Edição digital de texto manuscrito: filologia no séc. XXI. Estudos Linguísticos e Literários, n. 41, p. 11-30, jul./dez., 2010. LUCÍA MEGÍAS, José Manuel. Elogio del texto digital, claves para interpretar el nuevo paradigma. Madrid: Fórcola, 2012. MCGANN, Jerome. A critique of modern textual criticism. 5. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1992. MCKENZIE, Donald Francis. Bibliografía y sociología de los textos. Madrid: Akal, 2005. PÉREZ PRIEGO, Miguel Angel. La Edición de textos. Madrid: Síntesis, 1997. SERÉS, Guillermo. Internet y la edición crítica de textos, Algunos ejemplos. In: CLAVERIA, Glória (Coord.). Filología en Internet. Barcelona: Universidad Autónoma de Barcelona, 2003. SHILLINGSBURG, Peter L. Scholarly editing in the computer age: theory and practice. 3. ed. Michigan: University Michigan, 2004. PAIXÃO DE SOUSA, Maria Clara. A Filologia Digital em Língua Portuguesa: Alguns caminhos. In: Maria Filomena Gonçalves, Ana Paula Banza. (Org.). Património textual e humanidades digitais: da antiga à nova Filologia. Évora: Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS), 2013, p. 113-138. SPAGGIARI, Barbara; PERUGI, Maurizio. Fundamentos de Crítica Textual. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. SPINA, Segismundo. Introdução à edótica: crítica textual. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Ars Poetica/EDUSP, 1994. TELLES, Célia Marques. Mudança lingüística e crítica textual. Estudos linguísiticos e literários, Salvador, n. 25/26, p. 92-119, jan./dez, 2000. BARREIROS, Patrício Nunes. Por uma abordagem da História Cultural das práticas de escrita na edição de textos. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso), v. 19, 2017, p. 389-414. BARREIROS, Patrício Nunes. Novas práticas culturais da escrita, novas perspectivas da Crítica Textual: rumo às hiperedições. Linguística e Filologia Portuguesa (USP), São Paulo, v. 16, p. 31-62, 2014. |