CALENDÁRIO
Acadêmico
Manual
do Estudante
Canal do
PPGEL
REVISTAS
do Programa
EDITORA
da UEFS
AERI
Assessoria Especial de Relações Interinstitucionais
CEP
Comitê de Ética em Pesquisa
SISBI
Sistema Integrado de Bibliotecas
Ações Afirmativas
PROPAAE
Manual do Estudante
REGIMENTO INTERNO
Todos os alunos devem ler atentamente o Regimento Interno do PPGEL.
COMO FAZER O CADASTRO NO SISTEMA SEI?
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI Bahia) é o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos eletrônicos, que tem por objetivos agilizar a tramitação dos pedidos; reduzir custos, com a dispensa de documentos físicos; proporcionar segurança e transparência na tramitação dos processos.
Através da ferramenta PETICIONAMENTO ELETRÔNICO, qualquer interessado(a) em formalizar um processo estudantil junto à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) poderá realizar o cadastro e fazer a solicitação sem a necessidade de comparecer presencialmente a Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA).
Para ter acesso ao SEI Bahia, o interessado deverá realizar cadastro como Usuário Externo no SEI. Esse acesso é pessoal, intransferível, indelegável e irrevogável, importando na aceitação de todos os termos e condições que regem o processo eletrônico, conforme IN 42/2020 e demais normas aplicáveis, admitindo como válida a assinatura eletrônica na modalidade cadastrada (login/senha), tendo como consequência a responsabilidade pelo uso indevido das ações efetuadas, as quais serão passíveis de apuração civil, penal e administrativa.
Para realizar o cadastro é preciso, inicialmente, que o interessado acesse o Portal SEI Bahia e seguir as orientações lá contidas. Após o interessado preencher e assinar o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade e proceder com a entrega da documentação pessoal (RG com CPF e Comprovante Residencial), submetendo-o por uma das 05 (cinco) formas abaixo:
- Enviar o PDF do Termo preenchido e assinado com Certificado Digital ICP Brasil (clique aqui) para o endereço eletrônico do Protocolo da UEFS (protger@uefs.br), juntamente com o documento de identificação civil no qual conste CPF e o Comprovante Residencial;
- Enviar o PDF do Termo preenchido e assinado com assinatura Digital gov.br (clique aqui) para o endereço eletrônico do Protocolo da UEFS (protger@uefs.br), juntamente com o documento de identificação civil no qual conste CPF e o Comprovante Residencial;
- Entregar o original do Termo pessoalmente no protocolo da UEFS, apresentando-o juntamente com um documento original como identificação civil no qual conste CPF e o Comprovante Residencial;
- Entregar o original do Termo por meio de terceiro no protocolo da UEFS e o Termo deve conter reconhecimento de firma em cartório e em anexo cópia autenticada de um documento de identificação civil no qual conste CPF e o Comprovante Residencial; ou
- Enviar o original do Termo pelos Correios para o endereço do protocolo da UEFS. Endereço de entrega físico, em que o Termo deve conter reconhecimento de firma em cartório e em anexo cópia autenticada de um documento de identificação civil no qual conste CPF e o Comprovante Residencial.
Observações:
A) O Termo de Declaração de Concordância e Veracidade deve ser assinado com a mesma data em que o interessado realizou o pré-cadastro;
B) Os documentos assinados, através do Certificado Digital ICP Brasil e/ou assinatura Digital gov.br, não poderão ter mudança no nome do arquivo. A mudança no nome do arquivo, depois de assinado digitalmente, impede a verificação de sua autenticidade, tornando-se sem valor para compor a solicitação de cadastro de usuário externo do SEI Bahia;
C) Quando os documentos forem enviados via e-mail (protger@uefs.br), deverão estar digitalizados em formato pdf e em arquivos separados;
D) O comprovante de residência deve conter o nome do próprio interessado. Caso o interessado não disponha de um comprovante de residência em seu nome ou em nome de seus pais, deve anexar os seguintes documentos de comprovação: certidão de nascimento – caso o comprovante seja em nome dos avós ou declaração de residência (Modelo de declaração de residência), caso o comprovante seja em nome de terceiros.
Em caso de dúvida, o interessado poderá entrar em contato com o Protocolo Geral da UEFS (75 3161-8015).
Manual de credenciamento do Usuário Externo – SEI Bahia (clique aqui)
ATENÇÃO: Aquele(a) servidor(a) público que possua cadastro junto ao SEI, vinculado a um Órgão, deve realizar o cadastro enquanto “Usuário Externo do SEI” para formalização das demandas como estudante (cursista e/ou egresso) dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.
COMO FORMALIZAR UM PROCESSO?
Após a realização do cadastro e envio do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade, somado a documentação pessoal (RG, CPF e comprovante de residência) junto ao protocolo da UEFS, o(a) requerente receberá um e-mail informando que seu acesso como usuário externo está LIBERADO.
A partir desse momento estará habilitado para formalizar o processo estudantil junto à Universidade Estadual de Feira de Santana/Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) – através do módulo de Peticionamento Externo.
Reforçamos a necessidade de conhecer a Base de Conhecimento do processo que será formalizado, para que possa verificar a documentação necessária que será utilizada durante o cadastro do pedido.
Acesso para usuário Externo (clique aqui)
Manual do Usuário Externo (clique aqui)
Havendo dúvidas, favor entrar em contato com a Divisão de Assuntos Acadêmicos/Setor de Expediente através do e-mail exp.daa@uefs.br e/ou pelo telefone 75 3161-8062.
COMO FAZER O CADASTRO NO BA.GOV.BR?
O ba.gov.br é a Plataforma Digital do Governo da Bahia, que serve como porta de entrada para o cidadão acessar os diversos serviços e informações oferecidos pelo Governo.
A conta de acesso pode ser criada pelo aplicativo ou pelo site. Caso esteja no aplicativo, clique no botão “Entrar com gov.br”, e se estiver no site, clique no botão “Criar conta gov.br”, em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.
Os serviços prestados pela plataforma digital BA.GOV podem ser acessados através do aplicativo móvel e pelo portal.
A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – através da Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) – está trabalhando para que todos os processos discentes ofertados através do Peticionamento Externo sejam disponibilizados, também, nesta nova plataforma.
Orientamos que antes de formalizar o pedido faça uma leitura da Carta de Serviço, para ter ciência dos documentos necessários a serem anexados, do fluxo de tramitação do pedido e do prazo de atendimento de cada solicitação.
Acesse aqui a carta de serviço dos processos (basta clicar no processo):
Como formalizar a solicitação
Após a realização do cadastro, o estudante cursista e egresso dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) deve acessar a plataforma digital BA.GOV, através do aplicativo móvel ou pelo portal, e formalizar a sua solicitação seguindo as seguintes orientações:
- Faça o login em sua conta;
- Clique em “solicitar”;
- Preencha os dados do requerimento e clique em “avançar”;Confira os dados do requerente e clique em “registrar solicitação”.
- Verifique se o nº do celular está atualizado e clique em “avançar”;
O(A) solicitante poderá acompanhar o pedido através da ferramenta “Meus Serviços” e receberá mensagem pelo whatsApp, quando da movimentação do processo.
Havendo dúvidas, favor entrar em contato com a Divisão de Assuntos Acadêmicos/Setor de Expediente através do e-mail exp.daa@uefs.br e/ou pelo telefone 75 3161-8062.
MATRÍCULA
Ao ingressar no curso, o aluno precisa preencher o Formulário de cadastro de aluno e entregar na secretaria, devidamente assinado. Durante o curso, caso haja alteração de algum dado, o aluno precisa preencher um novo formulário e entregar na secretaria.
No primeiro semestre do curso, o aluno é matriculado automaticamente em cinco disciplinas, sendo duas optativas e três obrigatórias, caso não tenha condições de cursar todas as cinco, pode pedir trancamento e caberá ao Colegiado do PPGEL avaliar.
A partir do segundo semestre, os alunos solicitam a matrícula nos componentes ofertados pelo Programa, de acordo com o calendário letivo do PPGEL.
Os alunos podem sugerir a oferta de algum componente curricular optativo e caberá à Coordenação avaliar a possibilidade da oferta, de acordo com a disponibilidade dos docentes.
BOLSAS
A distribuição de bolsas segue os critérios estabelecidos em edital, de acordo com critérios definidos pela Comissão de Bolsas e pelas Agências de Fomento. Ao ser contemplado com bolsa, o aluno compromete-se a seguir as normas institucionais do Programa e das Agências de Fomento.
Os alunos contemplados com bolsa da CAPES devem preencher e assinar o Termo de compromisso do bolsista (CAPES), em duas vias, e entregar na Secretaria do PPGEL
Os alunos contemplados com bolsa da CAPES devem preencher e assinar o Formulário de cadastramento de bolsistas (CAPES), em duas vias, e entregar na Secretaria do PPGEL
Os alunos contemplados com bolsa da FAPESB devem preencher tomar conhecimento das informações constantes no Tutorial para preenchimento do formulário de bolsas da FAPESB
Os alunos contemplados com bolsa da FAPESB devem solicitar o seu Cadastro no SEI para solicitação de bolsas da FAPESB
Os alunos que farão a opção pela bolsa deverão assinar a Declaração que fará opção pela bolsa
Os alunos contemplados com bolsa devem assinar a Declaração atestando que não possui vínculo empregatício ou bolsa
ALUNO ESPECIAL (MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA)
Aluno regular de outro Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES pode solicitar matrícula como aluno especial em qualquer disciplina optativa que esteja sendo ofertada pelo PPGEL. A solicitação deve ser feita antes do início de cada semestre.
O Aluno Especial só poderá cursar até duas disciplinas do Curso.
Para ter acesso à relação de disciplinas optativas ofertadas em cada semestre, o interessado deve acessar o calendário acadêmico, disponível no site do Programa: http://www.mel.uefs.br/ (menu: Calendário Letivo).
Após selecionar a disciplina optativa em que deseja se matricular como Aluno Especial, o interessado deve formalizar o pedido para a Secretaria do PPGEL, através do e-mail ppgel.secretaria@uefs.br, anexando os documentos listados abaixo:
– Ficha de matrícula: https://docs.google.com/document/d/1TL5AG0Xg_OriJws3ZHncTvT-sfUg5jlH/edit?usp=sharing&ouid=100879227933363684961&rtpof=true&sd=true
– Guia de Matrícula do Programa de Pós-graduação ao qual esteja vinculado.
Aluno sem vínculo com Programa de Pós-Graduação pode concorrer a vaga como Aluno Especial exclusivamente através de Edital lançado pelo PPGEL.
Base Normativa: Regimento Interno
“Artigo 34 – Alunos Especiais para os níveis de Mestrado e Doutorado poderão ser aceitos, autorizados pelo Colegiado o Programa, mediante processo seletivo (via edital específico), a partir dos seguintes critérios:
I – Ter o currículo avaliado a partir do barema da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEFS.
II – Ter justificativa para cursar a disciplina avaliada pelo professor da mesma.
Parágrafo 1º – O Aluno Especial poderá cursar até 2 (duas) disciplinas do Curso, podendo aproveitar os créditos das mesmas para o Curso regular, conforme Resolução CONSEPE 63/2013 da UEFS, a critério do Colegiado do Programa.
Parágrafo 2º – Não é permitida a matrícula de Alunos Especiais nas disciplinas de caráter obrigatório.
Parágrafo 3º – O Aluno Especial não terá direito a bolsa de qualquer natureza nem ajuda de custo oferecida pelo Programa.
Parágrafo 4º – Cabe ao Colegiado do Programa decidir o número de vagas oferecidas para Aluno Especial, ouvidos os professores responsáveis pelas disciplinas”.
SOLICITAÇÕES: CONVALIDAÇÃO E APROVEITAMENTO DE CRÁTICO, TRANCAMENTO ETC.
Os discentes e egressos do PPGEL poderão formalizar seu pedido junto à Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA), exclusivamente através do Peticionamento Externo, de acordo com os tipos de processos abaixo relacionados.
- ALTERAÇÃO / RETIFICAÇÃO – DADOS CADASTRAIS
Quando o(a) estudante do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) precisa alterar alguma informação junto ao seu cadastro (ex.: e-mail, nome social, mudança de estado civil, etc).
- APROVEITAMENTO DE ESTUDOS: SOLICITAÇÃO – PÓS-GRADUAÇÃO
Quando o(a) estudante de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) queria solicitar aproveitamento da(s) disciplina(s) cursada(s) dentro do próprio Programa, que tenha o mesmo código e carga horária, e faz parte da matriz curricular atual do Curso.
- APROVEITAMENTO DE ESTUDOS: SOLICITAÇÃO – RECURSO
Quando o(a) estudante do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) não se sinta contemplado(a) com o parecer do Colegiado no processo de aproveitamento de estudos e queira entrar com recurso.
- ATIVIDADE DOMICILIAR: SOLICITAÇÃO – PÓS-GRADUAÇÃO
Quando o(a) estudante do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) precisa se afastar das atividades acadêmicas, temporariamente, por motivo de saúde e/ou gestação.
- CONCLUSÃO DE CURSO: SOLICITAÇÃO – CERTIDÃO
Quando o(a) estudante do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) precisa de um documento que comprove a conclusão do Curso e estão no aguardo da colação de grau (Graduação) e/ou emissão do certificado/diploma (Pós-Graduação).
- CONVALIDAÇÃO DE CRÉDITOS (PÓS-GRADUAÇÃO)
Quando o(a) estudante do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) tenha cursado alguma disciplina fora da UEFS ou em outro Programa da UEFS (disciplinas que não fazem parte da matriz curricular do Curso atual) e deseja somar os créditos no histórico atual.
- CONVALIDAÇÃO DE TÍTULO DE MESTRADO
Quando o(a) estudante do Curso de Doutorado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) queira convalidar/aproveitar os créditos do título de Mestrado.
- CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO: CANCELAMENTO
Quando o(a) estudante de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) desiste de continuar frequentando o Curso e solicita o cancelamento de matrícula e vaga no Curso para que não seja desligado por abandono. O cancelamento de matrícula implica na desistência de sua vaga de forma permanente e irreversível.
- DIPLOMA: SOLICITAÇÃO
Quando o(a) estudante da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) está no semestre de conclusão do Curso ou já tenha concluído e solicita a emissão de diploma de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização).
- DIPLOMA: SOLICITAÇÃO – 2ª VIA
A segunda via do diploma de Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) substitui a 1ª via do diploma quando esta for extraviada, danificada ou inutilizada e em caso de alteração de dados de registro civil.
- DIPLOMA: SOLICITAÇÃO – CERTIDÃO
Quando o(a) interessado precisa comprovar a conclusão do Curso de Pós-Graduação na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através de uma certidão (que é a reprodução em forma de texto do diploma ou do certificado de conclusão de especialização), em razão de ainda não ter recebido o referido documento.
- DISCENTE: RECURSO
Quando o(a) estudante do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) não concordar com o resultado do processo e formaliza o pedido de recurso para envio a instância competente.
- DECLARAÇÃO (PÓS-GRADUAÇÃO)
Quando o(a) estudante do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) precisar da emissão de declaração de acordo com a necessidade da Instituição solicitante e em atendimento com as informações de responsabilidade da Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA).
- DECLARAÇÃO DE VÍNCULO
Quando o(a) estudante do Curso de Pós-Graduação precisa comprovar seu vínculo com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Esclarecemos que este documento é solicitado, principalmente, quando o semestre está em recesso.
- HISTÓRICO ESCOLAR: SOLICITAÇÃO
Quando o(a) estudante (cursista ou egresso) solicita o histórico escolar do Cursos de Pós-Graduação realizados na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
- MATRÍCULA: SOLICITAÇÃO – DECLARAÇÃO
Quando o(a) estudante do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) precisar de uma declaração que conste a relação dos componentes curriculares em que encontra-se regularmente matriculado e que esteja devidamente assinado pela Divisão de Assuntos Acadêmicos.
- MATRÍCULA: DISCIPLINA DE OUTRO CURSO – PÓS-GRADUAÇÃO
Quando o(a) estudante – regularmente matriculado em Curso de Pós-Graduação da UEFS ou de outras Instituição de Ensino Superior – pretende cursar disciplina(s) ofertada(s) pelo(s) Programa(s) de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana, que tenha relação com a sua pesquisa.
- PROGRAMA DE DISCIPLINA: VALIDAÇÃO – PÓS-GRADUAÇÃO
Quando o(a) estudante cursista ou egresso do Curso de Pós-Graduação solicita o programa da(s) disciplina(s) cursada(s) na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
- REINGRESSO: SOLICITAÇÃO – PÓS-GRADUAÇÃO
Quando o(a) estudante do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) tenha sido desligado do Programa – por não ter cumprido o prazo para a integralização curricular – e esteja faltando, apenas, a defesa para conclusão do Curso.
- TRANCAMENTO DE MATRÍCULA: SOLICITAÇÃO – TOTAL OU PARCIAL (PÓS-GRADUAÇÃO)
Quando o estudante do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) precisa formalizar o pedido de trancamento de disciplina ou trancamento de Curso, de acordo com as seguintes condições:
Trancamento de Disciplina – é utilizado pelo(a) estudante que pretende retirar de sua matrícula alguma(s) disciplina(s) para cursar em semestre posterior.
Trancamento de Curso – quando o(a) estudante precisa se afastar das atividades acadêmicas por 01(um) semestre, por motivo de saúde, trabalho, curso de formação militar e motivos pessoais. Para formalizar o pedido, é preciso estar regularmente matriculado(a) e o trancamento, se deferido, só terá validade por 01(um) semestre letivo.
Base Normativa:
Regimento Interno, Artigo 35: “O aluno regular poderá solicitar, através de dispensa ou convalidação de disciplina, o aproveitamento de créditos já obtidos em outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu nacionais ou estrangeiros, desde que reconhecidos pela CAPES, em número não superior a 40 (quarenta) por cento do total exigido em sua matriz curricular de origem. Parágrafo 1º – A equivalência em créditos para o objeto do caput deste Artigo será decidida pelo Colegiado do Programa. Parágrafo 2º – Para o aproveitamento dos créditos já obtidos em outros Programas, a disciplina deve ter sido cursada até os últimos 30 (trinta) meses.”
ESTÁGIO DOCÊNCIA
O estágio docência deve ser realizado em disciplinas na área dos estudos linguísticos, em cursos de graduação ou de pós-graduação. Após o estágio, o estudante deve entregar o relatório na secretaria do PPGEL, juntamente com a declaração do professor que supervisionou o estágio. A obtenção do crédito referente ao estágio docência está condicionado à entrega do relatório e à homologação pelo colegiado do PPGEL.
Observação: o PPGEL não fornece um modelo de relatório.
PEDIDO DE CO-ORIENTAÇÃO
O pedido de co-orientação deve ser feito pelo orientador da dissertação ou da tese, por e-mail, dirigido à coordenação do PPGEL, acompanhado de justificativa que deverá ser apreciada pelo Colegiado.
DISPENSA DE ESTÁGIO DOCÊNCIA
O aluno poderá solicitar dispensa do Estágio de Docência caso comprove experiência de atuação no ensino superior, conforme previsto no Artigo 25 do Regimento Interno.
O § 3º do Artigo 25 estabelece que: “Alunos que são professores com prática comprovada em ensino superior poderão ser dispensados do Estágio Docência, a critério do Orientador e do Colegiado do Programa, de acordo com a Resolução CONSEPE nº 10/2004.”
A solicitação de dispensa do Estágio de Docência deverá seguir o mesmo procedimento adotado para aproveitamento e convalidação de créditos, sendo formalizada por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
SOLICITAÇÃO DE HISTÓRICO ESCOLAR E DIPLOMA
Após cumprimento de todos os pré-requisitos:
-Defesa da Tese/Dissertação;
-Execução das alterações solicitadas pela banca avaliadora;
-Entrega da versão final (Eletrônica e Impressa)
O aluno pode solicitar à DAA a emissão do Diploma e do Histórico escolar. Os pedidos devem ser realizados pelo aluno diretamente à Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) através do e-mail expdaa@uefs.br.
O aluno deve enviar um e-mail para o endereço de e-mail acima com os seguintes documentos:
– Requerimento de Diploma, devidamente preenchido e assinado (PDF); (O referido Requerimento só é disponibilizado pela DAA em PDF, mas o arquivo é editável.)
– Cédula de identidade civil ou Carteira profissional ou Passaporte, no caso de estrangeiros (não será permitido o envio da Carteira Nacional de Habilitação – CNH);
– Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
– Diploma de graduação.
Todos os documentos devem estar compilados em um único arquivo PDF. Atentar para as orientações gerais constantes no Requerimento.
LICENÇAS E PRORROGAÇÃO DE PRAZOS
Para solicitar qualquer tipo de licença ou pedir prorrogação de prazo, o aluno deve preencher o Requerimento pós-graduação e enviar para a Divisão de Assuntos Acadêmicos que enviará para apreciação do Colegiado do PPGEL.
TRANCAMENTO DE MATRÍCULA/CURSO
O Trancamento de Curso pode ser solicitado em duas circunstâncias:
- Por motivo de saúde: O pedido pode ser feito a qualquer momento desde que seja apresentado o atestado médico atualizado. Neste caso o período coberto pelo atestado suspende o prazo do curso.
Observação: A solicitação deve ser refeita a cada novo semestre caso o aluno necessite manter o trancamento por um período superior a 06 meses.
- Por qualquer outro motivo: Neste caso para solicitar o trancamento o aluno precisa ter cursado pelo menos 1/3 da Matriz Curricular do Programa na data do pedido e o prazo máximo de conclusão do curso será preservado (não pode ser estendido);
Os pedidos devem ser realizados pelo aluno diretamente à Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) através do email expdaa@uefs.br.
O aluno deve enviar um email para o endereço de email acima com os seguintes documentos:
– Requerimento da Pós-Graduação, devidamente preenchido e assinado (PDF);
– Atestado Médico (Se for por motivo de saúde);
– Justificativa (no requerimento existe um campo reservado para esse fim);
O Email deve ser identificado devidamente pelo aluno. No campo assunto indicar de forma sucinta o tipo de solicitação, por exemplo, Pedido de Trancamento de Curso (Pós-Graduação). No corpo do email o aluno deve se identificar (nome e número de matrícula) indicar a qual Programa da Pós-Graduação está vinculado e identificar o pedido.
Caso existam dúvidas ou erros a DAA entrará em contato com o aluno por email expondo os fatos, por isso o aluno deve consultar com regularidade seu email, inclusive a caixa de spam.
Não havendo erros que impliquem na tramitação do pedido a Divisão de Assuntos Acadêmicos constituirá um processo no Sistema SEI e enviará para avaliação do Colegiado do PPGEL. Após a emissão do parecer final a DAA informará ao aluno, por email, se o pedido foi deferido ou indeferido.
Base Normativa
Resolução Consepe nº 103/2020: Capítulo IV – Da admissão, matrícula e permanência:
“Artigo 18 – O trancamento da matrícula poderá ser solicitado pelo discente e avaliado pelo colegiado, desde que o discente já tenha integralizado pelo menos 1/3 da matriz curricular e seja preservado o prazo máximo de conclusão, exceto casos de agravo à saúde, comprovado pelo serviço médico da UEFS, ou situações específicas, aprovadas pelo colegiado.”
PESQUISA ORIENTADA
Para efetuar a matrícula em Pesquisa Orientada, o aluno precisa assinar o Termo de compromisso para Pesquisa Orientada, assinado pelo orientador e pelo estudante.
Ao concluir a disciplina Pesquisa Orientada, o aluno precisa entregar uma cópia assinada do Formulário do relatório Pesquisa Orientada.
EXAME DE QUALIFICAÇÃO
Para realizar o exame de qualificação, o professor orientador deve entregar o Formulário de solicitação de exame de qualificação, devidamente assinado, na secretaria do PPGEL. O exame de qualificação segue o calendário previamente divulgado pela Coordenação do PPGEL e os casos extemporâneos devem ser avaliados e autorizados pelo Colegiado do Programa. A banca de qualificação é homologa pelo Colegiado do PPGEL.
DEFESA DE DISSERTAÇÃO E DE TESE
As defesas de dissertação e teses ocorrem em data agenda pelo orientador, após aprovação no exame de qualificação e ter obtido os créditos de disciplinas obrigatórias, optativas, pesquisa orientada e estágio docência. Para agendar a defesa, o orientador precisa entregar o Formulário de solicitação de defesa de tese/dissertação, devidamente preenchido, na secretaria do PPGEL.
Após a verificação de cumprimento dos créditos de disciplinas e atividades, a banca de defesa de tese/dissertação é homologada pelo Colegiado do PPGEL e divulgada no site do Programa.
Cabe ao orientador solicitar mudança de data, ou de membros da banca. O pedido deve ser apreciado pela coordenação do programa e pelo colegiado.
NORMAS PARA O TRABALHO FINAL (DISSERTAÇÕES E TESES)
As teses e dissertações somente serão homologadas pelo colegiado, quando estiverem adequadas às exigências de formatação e normalização explicitadas na Resolução 01/2021 do PPGEL.
Template para configuração de Dissertações e Teses
Normas da ABNT
- Projeto de Pesquisa: ABNT NBR 15287:2011:
- Trabalhos Acadêmicos: ABNT NBR 14724:2011;
- Informação de documentação (Resumo, Resenha e Recensão – Apresentação ): ABNT NBR 6028: 2021
- Sumário: ABNT NBR 6027:2012
- Numeração Progressiva das Seções de um Documento: ABNT NBR 6024: 2012
- Citação em Documentos (como citar no texto): ABNT NBR 10520: 2002
- Referências (como organizar as referências utilizadas nos textos): ABNT NBR 6023: 2018
- Artigo e publicação em periódico: ABNT NBR 6022: 2003
ENTREGA DA VERSÃO FINAL
O aluno precisa entregar a versão final da tese/dissertação no prazo de 60 (sessenta) dias após a data da defesa.
A versão final da disserta/tese deve conter a ficha catalográfica, solicitada à Biblioteca Central Julieta Carteado. Veja como fazer o pedido da Ficha Catalogáfica http://www.sisbi.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=28.
A versão final da dissertação/tese será homologada pelo Colegiado do PPGEL, em reunião ordinária.
É preciso ter especial atenção à normalização do texto, às normas da ABNT, ao uso correto da Língua Portuguesa e à utilização de imagens (observar o artigo 5º da Constituição Federal, incisos X e XXVII; e demais leis complementares).
É obrigatório mencionar o nome da Agência de Fomento para o caso de ter recebido bolsa ou algum tipo auxílio financeiro para realizar a pesquisa.
O aluno deverá entregar duas cópias encadernadas em capa dura e uma cópia em pendrive, na secretaria do PPGEL.
Foto ilustrativa da encadernação no final da página (destaque para a cor).
Os seguintes documentos devem ser preenchimento, assinatura e entregues na secretaria do PPGEL:
- Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)
- Declaração de Responsabilidade de Conteúdo
- Autorização para divulgação da dissertação/tese no site do PPGEL
- Declaração de dispensa de submissão ao CEP (somente para pesquisas que não envolvem seres humanos e que não foram submetidas ao Comitê de Ética)
RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
O Restaurante Universitário possibilita aos estudantes de graduação e de pós-graduação acesso a alimentação de qualidade a baixo custo. Mediante cadastro prévio, todos os estudantes podem ter acesso ao Bandejão, que serve café da manhã, almoço e janta.
NÚCLEO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E PEDAGÓGICA – NAPP
Setor que tem por função atender às necessidades dos estudantes universitários no que diz respeito à prevenção, intervenção, avaliação, acompanhamento e orientação no âmbito dos diversos aspectos dos processos biopsicossociais e educativos, além de desenvolver estudos, investigações e ações sobre o processo ensino-aprendizagem e orientar e acompanhar ações de intervenção psicopedagógica nos casos de necessidades educativas especiais e dificuldade emocional. O NAPP é coordenado pela PROPAAE e seus serviços são prestados a partir de solicitações individuais dos estudantes ou de encaminhamentos por parte das instâncias pedagógicas da UEFS.
PORTAL DO ESTUDANTE - SAGRES
O Portal do Estudante, disponibilizado pelo Sistema SAGRES (acesso web via página da UEFS) permitirá a você acompanhar toda a sua vida acadêmica (planejamento e execução de aulas, notas, registro de frequência, disponibilização de materiais didáticos e avisos dos professores) além de operacionalizar sua matrícula e pedidos de atestados e documentações. O cadastramento no Portal do Estudante é feito na Divisão de Assuntos Acadêmicos, no Prédio da Reitoria (Ala A – 1º Andar), e o estudante deve comparecer levando a guia de matrícula e um documento de identidade.
Através do Portal, você poderá acompanhar o registro das atividades de cada componente curricular ao qual está matriculado, feito pelo professor da disciplina, segundo Resolução CONSEPE 076/2016.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBI
O Sistema Integrado de Bibliotecas da UEFS – SISBI – é constituído, além da Biblioteca Central Julieta Carteado, que o gerencia, por mais sete bibliotecas setoriais: a Biblioteca Setorial Monteiro Lobato; Biblioteca Setorial Monsenhor Renato Galvão (Localizada no Museu Casa do Sertão); a Biblioteca Setorial do Observatório Astronômico Antares; a Biblioteca do Centro de Educação Básica; a Biblioteca Setorial Pierre Klose, Biblioteca Setorial Ernesto Simões Filho e a Biblioteca Setorial Chapada Diamantina.
Para estar habilitado a realizar o empréstimo de livros na Biblioteca, o estudante deve participar do treinamento realizado na Biblioteca Central para novos usuários, curso com duração de uma hora, oferecido semestralmente. O treinamento tem o fim de apresentar o estudante à estrutura e aos recursos da biblioteca, bem como de capacitá-lo a utilizá-la. Após o treinamento, o estudante poderá efetuar o cadastro biométrico, que deverá ser renovado ao início de cada semestre. Fiquem atentos aos prazos estabelecidos pela Biblioteca, pois os mesmos interferem em matrículas e participação em editais.
O PPGEL disponibiliza de um acervo para empréstimo e consulta. Além disso, conta com um banco de dissertações para consultas.
SISTEMA DE SAÚDE UNIVERSITÁRIO – SESU
O SESU – UEFS fica localizado no Módulo VI do Campus Universitário, desenvolvendo essencialmente ações de promoção, prevenção e proteção à saúde da comunidade Universitária da UEFS (alunos, professores, servidores). Ao fazer parte da comunidade Universitária da UEFS (estar devidamente matriculado), o estudante poderá agendar consultas diretamente no SESU.