CANAL DO
PPGEL
REVISTAS
DO PROGRAMA
FALE CONOSCO
E-mail: ppgel.secretaria@uefs.br
Telefone: (75) 3161-8867
Local: Prédio da Pós-Graduação em Educação, Letras e Artes – Térreo – Sala 18.
Horário de atendimento da secretaria: Segunda à Sexta-feira das 08h às 12h.
Linguística na Escola
Linguística na Escola é um projeto de Popularização da Ciência desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que visa aproximar a pesquisa linguística do ambiente escolar, com foco na educação básica. Iniciado em 2017, o projeto tem como objetivo principal tornar acessíveis os conhecimentos acadêmicos sobre a Linguística, levando-os ao cotidiano dos estudantes e professores das escolas públicas.
Através de uma série de ações pedagógicas, como palestras, oficinas, debates e atividades interativas, o Linguística na Escola busca não apenas divulgar a ciência linguística, mas também fomentar o pensamento crítico e a reflexão sobre a língua em uso. Utilizando uma linguagem clara e adaptada ao público escolar, o projeto explora temas como variação e mudança linguística, tradução, estudos do léxico, edição e tratamento de documentação manuscrita, Libras, letramentos, práticas discursivas e o papel da linguagem na formação de identidades culturais e sociais.
Desde sua criação, o Linguística na Escola já impactou mais de 100 escolas, abrangendo diversos municípios da microregião de Feira de Santana. Essa ampla atuação tem contribuído significativamente para o fortalecimento do diálogo entre a universidade e a comunidade, promovendo a valorização da diversidade linguística e cultural presente nas escolas e oferecendo uma nova perspectiva sobre a importância da linguística na formação educacional.
Além disso, o projeto incentiva professores a incorporar os conhecimentos linguísticos em suas práticas pedagógicas, enriquecendo o ensino de língua portuguesa e outras disciplinas relacionadas. Dessa forma, o Linguística na Escola cumpre um papel essencial na democratização do saber científico, ao mesmo tempo em que promove o reconhecimento da linguística como um campo fundamental para a compreensão das dinâmicas da língua e da comunicação no Brasil.