MENU

CALENDÁRIO

Acadêmico

Manual

do Estudante

REVISTAS

do Programa

EDITORA

da UEFS

AERI

Assessoria Especial de Relações Interinstitucionais

CEP

Comitê de Ética em Pesquisa

SISBI

Sistema Integrado de Bibliotecas

PPGEL participa da recepção às/aos estudantes internacionais 2025 promovida pela AERI

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por meio da Assessoria Especial de Relações Institucionais e Internacionais (AERI), realizou no dia 29 de maio de 2025, no Auditório 3, Módulo 4, a Recepção de Boas-Vindas aos Estudantes Internacionais 2025. O evento marcou o início das atividades acadêmicas para 35 estudantes de graduação e pós-graduação, vindos de países como Quênia, Moçambique, Colômbia, Timor Leste, Angola, Benim e França.

O destaque da recepção ficou para o fortalecimento da pós-graduação no processo de internacionalização, com menção especial ao papel de liderança desempenhado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS). Em 2025, o PPGEL recebeu 120 inscrições para o mestrado e 43 para o doutorado de candidatas/os provenientes de países da África, da Ásia, da Europa e da América Latina, consolidando-se como referência nacional na atração de estudantes internacionais.

Ao final do processo seletivo conduzido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), foram selecionadas/os quatro estudantes internacionais para o PPGEL, oriundos de Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, que agora integram os cursos regulares de mestrado e doutorado do programa. A entrada desses discentes reforça o compromisso do PPGEL com a formação acadêmica crítica e multicultural, em sintonia com os desafios globais das ciências da linguagem.

Durante o evento, os participantes foram acolhidos com apresentações culturais do Brasil, da Jamaica e do Congo, além da emocionante saudação de Maitê e Fabiana, duas meninas venezuelanas, filhas de estudantes internacionais da UEFS. Os novos alunos receberam ainda um kit de boas-vindas, contendo informações sobre a universidade e orientações práticas para o início da vida acadêmica.

No campo da pós-graduação stricto sensu, além do PPGEL, destacaram-se os programas de Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente e Ciências Farmacêuticas, que também receberam estudantes estrangeiros. Alguns ingressantes ainda estão se preparando para a obtenção da proficiência em língua portuguesa, via curso ofertado pela UEFS em parceria com o INEP, antes de iniciarem efetivamente suas pesquisas nos programas de pós-graduação.

Para a assessora especial de Relações Institucionais da UEFS, professora Soanne Oliveira, a universidade tem avançado de forma significativa no cenário internacional. “Desde 2019, somos filiados ao GCUB, que realiza seleções em diversos países. Isso permite que estudantes internacionais tenham apoio institucional para cursar a graduação e, sobretudo, a pós-graduação em universidades brasileiras como a UEFS”, pontuou.

A reitora da UEFS, professora Amali Mussi, reforçou o papel estratégico da pós-graduação na política de internacionalização institucional: “A excelência da nossa pós-graduação e o comprometimento das coordenações e equipes técnicas fazem da UEFS um polo de formação superior de qualidade, comprometido com a diversidade, o acolhimento e a formação de cidadãos do mundo”.

O relato de Luís Edivaldo Miguel Garcia, estudante angolano do curso de Odontologia, ilustrou o impacto transformador da experiência internacional na UEFS: “No início, queria voltar logo por causa da saudade, mas agora penso em ficar mais tempo no Brasil. Aprendi muito em pouco tempo”.

Com ações como essa, a UEFS e o PPGEL reafirmam o compromisso com a internacionalização crítica, inclusiva e transformadora, promovendo a diversidade cultural e o intercâmbio acadêmico como pilares de uma universidade pública de excelência.

Imprimir
Email
WhatsApp
Facebook
Pular para o conteúdo