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Local: Prédio da Pós-Graduação em Educação, Letras e Artes – Térreo – Sala 18.

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Projetos de Pesquisa da Linha Variação e Mudança Linguística

Alícia Duhá Lose
 
Cartas de Chamada: Banco de Dados dos escritos de imigração para o Brasil entre 1886 e 1929
 
Descrição: O presente projeto pretende investigar e divulgar documentos privados/pessoais e públicos/oficiais, denominados cartas de chamada, de imigrantes portugueses, espanhóis, italianos, alemães, turcos, libaneses e japoneses, redigidos entre 1896 e 1929 no Brasil. Tal documentação está no APESP, e totaliza cerca de 1600 cartas que necessitam de catalogação, inventariação, higienização, edição semidiplomática e divulgação, uma vez que se trata de correspondências manuscritas relevantes para genealogia e cidadania das diversas nacionalidades envolvidas na migração no Brasil, bem como para infinitas pesquisas das ciências humanas e da linguagem. Não obstante, há uma gama de obstáculos para acessar, identificar e utilizar esses documentos, visto que as informações disponibilizadas pelo acervo não são suficientemente claras para pesquisas, não existem inventariações completas e nem transcrições detalhadas num banco de dados efetivo e unificado que dê conta de seus aspectos arquivísticos, catalográficos, paleográficos, filológicos e linguísticos. Logo, evidencia-se a necessidade de analisar, reorganizar, descrever, transcrever e divulgar tal acervo de modo a torná-lo acessível e produtivo para futuros pesquisadores e, sobretudo, para toda comunidade brasileira e estrangeira. Para tanto, é preciso responder a questões metodológicas interdisciplinares a respeito de cada carta, como o que, quando, onde, como, quem, por que (PETRUCCI, 2003) e para quem, por meio de qual estrutura, com qual(is) língua(s), escrevendo ou delegando a escrita, etc. (LEITE, 2023), bem como utilizar processos investigativos dialógicos de caráter exploratório, documental, teórico, qualitativo e quantitativo. Desse modo, será possível ampliar de modo significativo o que se sabe sobre essas cartas, além de tornar públicos esses conhecimentos tão intrínsecos às historiografias nacional e internacional através de um amplo banco de dados amigável para buscas, com inventários, facsímiles e transcrições.
 
A história escrita por mãos negras: edição dos manuscritos da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD)
 
Descrição: O presente projeto reúne uma equipe multidisciplinar com o intuito de ler, transcrever, editar e analisar os documentos manuscritos da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), instituição fundada no séc XIX e existente até os dias atuais, com sede no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, Salvador, BA. O acervo em questão possui documentos relativos à organização e ao funcionamento da instituição formada exclusivamente por pessoas negras.

A variação léxico-semântica do português angolano em músicas de kuduro no período 2010-2024

A língua portuguesa não é falada da mesma forma no espaço lusófono. Qualquer estudo comparativo entre variedades conclui que as variedades apresentam características peculiares e por isso devem ser respeitadas. A cada momento se percebe que o português que chegou com os colonizadores portugueses no séc. XVI adquiriu outras características inexistentes na época, passando vigorar características novas que demonstram a variação e a mudança linguística. Isso significa que na língua portuguesa existem várias normas (FARACO, 2004), sendo uma a mais prestigiada do que outras. No presente projeto pretende-se realizar um estudo sociolinguístico que analisará o léxico do português, partindo do vocabulário utilizado por cantores de Kuduru de Angola no período 2010-2024. A seleção terá em conta o gênero dos cantores, o local de origem e o período selecionado para a pesquisa. Sabe-se que os jovens têm contribuído para a variação linguística por meio da introdução de gírias e outras marcas linguísticas locais. A escolha do léxico como fenômeno de estudo se justifica pelo fato de ser o mais evidente ou saliente na variedade (TIMBANE, 2013) carregando significados que variam de variedade em variedade. A língua falada será o principal objeto da presente pesquisa porque ela representa real língua em uso, se entendermos a língua como um produto social e um conjunto de convenções adotadas pelo corpo social (SAUSSURE, 2006). Espera-se a produção de artigos, capítulos que serão publicados em revistas especializadas.

 

Do Corpus à Plataforma Tycho Brahe: para a história do português brasileiro e além.
 
Descrição: O projeto em foco pretende ser a continuação e a conclusão dos anteriores. Ele deverá se ater mais particularmente à compreensão das dinâmicas que levaramao português brasileiro atual, tanto na sua unidade, quando comparado à vertenteeuropeia, quanto na sua diversidade interna. Para isso, a teoria de parâmetros sintáticosdesenvolvida por Ian Roberts (cf. Roberts 2019) é um instrumento valioso, porque nospermite estabelecer uma hierarquia entre variações mais constitutivas da nova gramáticaimplementada em solo brasileiro (por hipótese devidas a meso-parâmetros) e variações maisperiféricas (por hipótese devidas a micro e nano parâmetros), devidas a variações nascondições de instalação do português em diversas regiões. Isso implica a análise degrandes quantidades de dados oriundos de textos escritos ao longo da história do Brasil,algumas dessas ainda por produzir. A exploração dessa grande quantidade de dados requerpor sua vez a disponibilização de ferramentas para a construção e ampliação de corporahistóricos e dialetológicos anotados. A plataforma Tycho Brahe foi construída de maneiraque as características próprias a cada corpus sejam levadas em consideração e sejamfornecidas as ferramentas necessárias para o tratamento adequado dos diversos tipos detextos, por ex. peças teatrais, jornais, cartas manuscritas, entrevistas ou narrativasorais.Esse projeto, como aqueles que antecederam, tem também uma forte vocação coletiva porquenão é possível construir o retrato de uma língua e sua história num território tão amploquanto o Brasil num só projeto de pesquisa. Vários grupos vêem produzindo dados,descrições e análises de numerosos fenômenos, em vários projetos coletivos e individuais.Este pretende continuar a colaborar e dialogar com aqueles, oferecendo um quadrotecnológico aberto a todos, que deve nos permitir ampliar fortemente a nossa capacidadede estudo, compreensão e compartilhamento dos dados disponíveis.A experiência em curso com a língua kadiwéu também mostra que essa metodologia érelevante para línguas muito diferentes, sendo efetuadas as devidas alterações. Para aslínguas com tradição recente de analise gramatical, com várias zonas da língua ainda poresclarecer, a efetivação de um sistema de anotação morfossintático constitui em si umprocesso heurístico..
Weaving fibres of resistance: Tikuna tree bark and identity in the Amazon
 
Descrição: This project will investigate and document different aspects of the production of material culture and practices associated with the Festa da Moça Nova (Young Womans Festival), with a focus on the use of tree bark known as tururi. This three-day Tikuna rite of passage aims to protect young women from evil spirits during puberty, which also brings harmony to the community. Preparations start with the first menstrual cycle, when the young woman goes into isolation and the community starts the arrangements by carefully choosing the guests, who will produce musical instruments and dance masks made out of tururi and other natural materials. The term tururi is attributed to different artefacts and plants used in their production but no rigorous botanical identification exists.
Documentos produzidos por mãos inábeis: estudos linguísticos e filológicos
 
Descrição: Este projeto (CONSEPE 083/2020) é vinculado à Plataforma de Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (XVI-XX) (projeto CE-DOHS, CONSEPE 012/2020), e integra o Núcleo de Estudos da Língua Portuguesa (NELP/UEFS). O objetivo é desenvolver estudos a partir de corpora constituídos por manuscritos representativos da escrita cotidiana, cujos redatores tenham pouca habilidade com a técnica da escrita. Manuscritos desse tipo, produtos de indivíduos pouco escolarizados, têm especial valor, pois podem ser mais transparentes na escrita, em relação aos dados da oralidade, importantes para os estudos sócio-históricos do português brasileiro e para os estudos da História Social da Cultura Escrita, já que os documentos escritos são o material empírico para a pesquisa com dados de sincronias passadas, considerando-se a impossibilidade de acesso à fala dessas sincronias (MATTOS E SILVA, 2008). O projeto é fundamentado em estudos desenvolvidos por Marquilhas (2000), Barbosa (1999), Oliveira (2006) e Santiago (2012, 2019), e os resultados previstos são: revisão da edição semidiplomática e modernizada do corpus constituído por cartas pessoais do sertão; caracterização do nível de habilidade com a escrita dos redatores de todo acervo CE-DOHS; produção da versão com anotação morfossintática, a fim de possibilitar a busca automática de dados; investigação de fenômenos linguísticos ainda não estudados a partir do corpus, em variados níveis (grafofonéticos, lexicais, morfossintáticos); estudo de aspectos referentes à dimensão externa da escrita, aos perfis sócio-culturais dos redatores..

 
Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB): a realização do imperativo verbal no Nordeste brasileiro
 
Descrição: Nesta pesquisa, dando continuidade ao projeto de pós-doutorado, realizado entre 2016 e 2017, pretende-se analisar a realização variável do imperativo verbal nos nove estados da região Nordeste do Brasil (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). No português brasileiro, os falantes podem expressar o imperativo verbal com formas associadas ao modo indicativo (pega, traz, vem) ou com formas associadas ao modo subjuntivo (pegue, traga, venha). De acordo com a prescrição gramatical, as formas verbais associadas ao indicativo devem corresponder ao pronome pessoal tu e as formas associadas ao subjuntivo devem corresponder ao pronome pessoal você. Embora os dois fenômenos variáveis estejam relacionados, a correspondência tu ? indicativo e você ? subjuntivo não é observada no uso real da língua, pois, independentemente do uso de tu e você, as duas formas verbais do imperativo são empregadas. Assim, é preciso investigar em que contextos uma ou outra forma é empregada. Esse fenômeno parece ser estável no português do Brasil e condicionado à variável diatópica, ou seja, há localidades em que predomina a realização da forma indicativa e há localidades em que predomina a realização da forma subjuntiva. Trata-se, portanto, de uma isoglossa que permite a delimitação de áreas dialetais do Brasil ? um dos objetivos centrais do Projeto ALiB, que realizou inquéritos em todo o país (do Oiapoque ao Chuí) a um total de 1.100 informantes em 250 localidades. Tomando como quando teórico-metodológico a dialetologia pluridimensional, que envolve também a sociolinguística, assume-se que a variação linguística não é aleatória, mas está associada a fatores linguísticos e sociais, e objetiva-se mapear a realização variável do imperativo verbal, não só geográfica mas também socialmente, além de investigar os condicionamentos internos ao sistema linguístico. Ou seja, uma das realizações do imperativo verbal predomina e caracteriza uma localidade, mas não é categórica. Esta pesquisa, vinculada ao Projeto ALiB, de caráter nacional e sediado na Universidade Federal da Bahia, tem como corpus dados das 78 localidades nordestinas (capitais e outras cidades do interior) que integram a rede de pontos do ALiB. No total, são 348 informantes, 72 das 9 capitais e 276 das demais cidades, visto que, de acordo com a metodologia do ALiB, foram inquiridos 8 informantes nas capitais e 4 nas demais cidades brasileiras. Os informantes são distribuídos pelos dois sexos/gêneros (masculino e feminino) e por duas faixas etárias (18 a 30 anos e 50 a 65 anos). Após ouvidas as gravações para o levantamento dos dados, estes serão codificados e analisados segundo a Sociolinguística Quantitativa (LABOV, 1972, 1994, 2001, 2010) e submetidos ao GoldVarb X para a geração dos resultados estatísticos, que serão, então, interpretados e divulgados em trabalhos científicos, seja na forma de comunicações orais em congressos, seja na forma de artigos publicados em periódicos..
Estudo bilíngue da toponímia de Feira de Santana-BA: Português-Libras
 
Descrição: Feira de Santana é a segunda cidade mais populosa do Estado da Bahia e o principal entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste brasileiro. A localização privilegiada favoreceu o seu crescimento e, hoje, a cidade é considerada um importante polo industrial e comercial do país. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo catalogar, analisar e classificar os nomes dos acidentes geográficos físicos e humanos do município numa perspectiva bilíngue (Português/Libras). Buscar-se-á comparar a motivação toponímica em Língua Portuguesa com os sinais em Libras para compreender as influências sociohistóricas e as interfaces entre as duas línguas nesse processo. Os dados da pesquisa serão coletados nas Folhas Cartográficas do IBGE, no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Feira de Santana (SEDUR), na Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC), no Museu Casa do Sertão, no Centro de Documentação e Pesquisa da UEFS e na Associação de Surdos de Feira de Santana. A pesquisa proposta fundamenta-se pelos princípios teórico-metodológicos da Lexicologia e da Lexicografia moderna (BIDERMAN, 1984; 1998; 2001; HAENSCH, 1982; WERNER, 1982; VILELA, 1983; 1995; PORTO DAPENA, 2002; BARREIROS, L., 2017), dos estudos toponímicos (DAUZAT, 1926; DICK, 1980; 1990; 1992; 1998; SEABRA, 2004; 2006, SOUSA, 2017) e dos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (FELIPE, 1983; 1997; 2006; FERREIRA, 1995; GESSER, 2006; 2009; SOUZA JÚNIOR, 2012; STROBEL, 2008) entre outros. A análise dos topônimos evidenciará os aspectos linguísticos e históricos da origem de Feira de Santana, considerando o processo político-cultural que envolve a nomeação de uma localidade, uma vez que, nesse campo, trabalha-se com um léxico que conserva antigos estágios denominativos. Por fim, os resultados da pesquisa irão compor um trabalho lexicográfico, que alimentará um banco de dados sobre os acidentes humanos e físicos de Feira de Santana e subsidiará, posteriormente, a criação de um aplicativo Português/Libras.
 
Estudo filológico, linguístico e literário do acervo de Afrânio Peixoto
 
Descrição: Nascido em Lençóis (1876-1947), nas Lavras Diamantinas, Afrânio Peixoto foi um dos mais influentes intelectuais brasileiros da primeira metade do século XX, destacando-se como médico legista, professor, filólogo, lexicógrafo, crítico literário, ensaísta, romancista, poeta, historiador, educador e político. Sua atuação como escritor conta com algumas dezenas de obras literárias e científicas, além de publicações em revistas, jornais e folhetos. Ele foi responsável pela edição crítica da obra completa de Castro Alves e importantes estudos filológicos e literários sobre o Padre José de Anchieta, Gregório de Matos, Bento Teixeira, Basílio da Gama, Euclides da Cunha, entre outros. Destacam-se também seus estudos filológicos, lexicográficos e literários sobre a obra de Camões, sendo considerado um dos mais importantes comonistas de seu tempo. O acervo pessoal de Afrânio Peixoto foi organizado e doado por sua esposa para compor o arquivo documental da Casa da Cultura e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis. Esse conjunto documental conta com manuscritos, datiloscritos, provas tipográficas, notas de leituras, correspondências, fotografias e outros itens que possibilitam realizar estudos no campo da filologia, dos estudos do léxico e dos estudos literários. Em sua primeira fase, o projeto visa (i) organizar (tratamento arquivístico) e digitalizar os documentos do acervo; (ii) realizar estudos da correspondência; (iii) fazer o levantamento de fontes para o estudo da eugenia no Brasil; (iv) realizar estudos metafilológicos da edição da obra de Castro Alves empreendida por Afrânio Peixoto; e (v) realizar estudos metalexicográficos do Dicionário de Os Lusíadas. Entre os produtos previstos como resultados do projeto estão a publicação das cartas ativas e passivas de Afrânio Peixoto; a publicação de uma edição comentada da Edição Crítica de Castro Alves (estudo metafilológico); a edição comentada do Dicionário de Os Lusíadas de Luis de Camões (estudo metalexicográfico); e a elaboração de uma Plataforma Digital para disponibilizar os documentos do acervo. A pesquisa está relacionada a um convênio de cooperação entre a Fundação Pedro Calmon, a Casa da Cultura e Memorial Afrânio Peixoto, a UEFS e o SENAI/CEMATEC.
Projeto 25 ALFAL – Para a História Linguística do Brasil Colônia: gramáticas, sócio-história, Paleografia e Filologia
 
Descrição: O trabalho de reconstrução, por aproximação, da história do português brasileiro inclui, fundamentalmente, a constituição de corpus diacrônico, a qual, por sua vez, exige, como condição sine qua non, o cruzamento de olhares paleográfico, filológico, sócio-histórico e linguístico, garantindo a autenticidade dos materiais e a confiabilidade nas descrições linguísticas de base empírica. No campo complexo e fascinante da história das línguas, este projeto tem, por objetivo principal, colaborar para um melhor conhecimento da história linguística do Brasil colônia, por meio de cuidadosa prospecção documental, bem como rigorosos tratamentos paleográfico-filológico, sócio-histórico e linguístico da documentação, atendendo um planejamento maior, que começou a desenhar-se em 1997, pelo Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB). Desenvolve-se o presente projeto, portanto, em rede de pesquisa, havendo um diálogo estreito entre o Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP-CNPq), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e o Grupo de Pesquisa Modus Scribendi – Grupo de Pesquisas Paleográficas, Filológicas e Históricas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA-CNPq). Como sabemos, não é ainda possível atestar a existência do português do Brasil, no período colonial brasileiro; mas investigar como se configurava o português no Brasil, nesse período, pode contribuir para uma reconstrução, por aproximação, da história social e linguística do português brasileiro. É nisso que este projeto busca investir esforços, enfrentando a raridade documental e procurando fazer o melhor uso dos dados disponíveis, tendo em vista a discussão de questões teóricas solidamente fundamentadas. Neste momento, encontram-se defendidas, como produtos do projeto, cinco dissertações de mestrado e uma tese de doutorado; em andamento, encontram-se duas dissertações de mestrado e quatro teses de doutorado. Em organização, a serem, em breve, publicadas, encontram-se duas Séries – uma documental e outra de história social linguística – e três coletâneas de estudos linguísticos.
 
Gramáticas do português colonial (1500-1822): contato entre línguas e novos acervos do CE-DOHS
 
Descrição: Neste projeto de pesquisa, a proposta é aprofundar o estudo sobre a formação de gramáticas do português colonial, a partir da constituição de uma nova base documental expressiva e variada, editada com rigor filológico. Essa nova coleção documental é denominada de conjunto 2 (1500-1822), que se soma ao conjunto 1 (1823-2000) produzida por diferentes populações nascidas no Brasil, a partir de 1590, e, adicionalmente, por portugueses, no Brasil, nos primeiros 150 anos de colonização.
 
Documentos produzidos por mãos inábeis: estudos linguísticos e filológicos
 
Descrição: Este projeto (CONSEPE 083/2020) é vinculado à Plataforma de Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (XVI-XX): contribuições ao entendimento da relação entre contato linguístico e mudança paramétrica na formação do português brasileiro (projeto CE-DOHS, CONSEPE 012/2020), e integra o Núcleo de Estudos da Língua Portuguesa (NELP/UEFS). O objetivo é desenvolver estudos a partir de corpora constituídos por manuscritos representativos da escrita cotidiana, cujos redatores tenham pouca habilidade com a técnica da escrita. Manuscritos desse tipo, produtos de indivíduos pouco escolarizados, têm especial valor, pois podem ser mais transparentes na escrita, em relação aos dados da oralidade, importantes para os estudos sócio-históricos do português brasileiro e para os estudos da História Social da Cultura Escrita, já que os documentos escritos são o material empírico para a pesquisa com dados de sincronias passadas, considerando-se a impossibilidade de acesso à fala dessas sincronias (MATTOS E SILVA, 2008). O projeto é fundamentado em estudos desenvolvidos por Marquilhas (2000), Barbosa (1999), Oliveira (2006) e Santiago (2012, 2019), e os resultados previstos são: revisão da edição semidiplomática e modernizada do corpus constituído por cartas pessoais do sertão; caracterização do nível de habilidade com a escrita dos redatores de todo acervo CE-DOHS; produção da versão com anotação morfossintática, a fim de possibilitar a busca automática de dados; investigação de fenômenos linguísticos ainda não estudados a partir do corpus, em variados níveis (grafofonéticos, lexicais, morfossintáticos); estudo de aspectos referentes à dimensão externa da escrita, aos perfis sócio-culturais dos redatores.
Pesquisas em Morfologia em Interface com a Sintaxe e com Estudos do Léxico
 
Descrição: Descrição: Resumo: Por muito tempo, a Morfologia ficou relegada a segundo plano nos estudos linguísticos, ora fazendo parte da fonologia ora, da sintaxe. Segundo Basílio (1999), sua história, enquanto disciplina linguística, é recente no Brasil. Sem destaque como objeto de estudo nas gramáticas tradicionais; com o estruturalismo, começou a se destacar e, com o advento do gerativismo no cenário brasileiro, o tratamento de fenômenos tradicionalmente considerados morfológicos passou a ser estudado em outros componentes. Atualmente, há estudiosos que se voltam especificamente para estudos morfológicos, sob diferentes enfoques e sob diferentes perspectivas teóricas: na Teoria Gerativa (CHOMSKY, 1981, 1995), seja numa vertente lexicalista , tais como Villalva (1994; 2000; 2007), Basílio (1999), seja em uma perspectiva não-lexicalista como a da Morfologia Distribuída (HALLE; MARANTZ, 1993; MARANTZ, 1997; HARLEY; NOYER, 1999), como Scher (2018; 2020); França (2008), gramática de construções (FILLMORE; KAY; O?CONNOR, 1988; KAY; FILLMORE, 1999), como Simões Neto (2021a; 2021b) etc. Verificam-se trabalhos estritamente morfológicos ou da morfologia com outras áreas, como fonologia, sintaxe, semântica e com estudos do léxico. Tem se destacado no Brasil e em Portugal pesquisas sobre processamento de línguas naturais, que têm ganhado espaço nas pesquisas em morfologia (PINTO; COSTA; VILLALVA, 2015; VILLALVA; PINTO; 2018; PINTO, 2017; LOPES, 2020; PEDERNEIRA et al, 2012; FRANÇA, 2008). Apesar de todos os trabalhos citados, ainda há muito o que se fazer no terreno da morfologia; assim, a consecução deste projeto se justifica, pois agregará pesquisas em morfologia em diferentes vertentes teóricas, numa abordagem teórica e experimental. Serão nosso foco estudos que analisam a estrutura interna das palavras e os processos de sua formação, numa perspectiva formal ou funcional. Os trabalhos poderão considerar a morfologia enquanto disciplina autônoma ou em interação com outros níveis de análise linguística.
 
CONHPOR. Construcionário Histórico da Língua Portuguesa: esquemas morfológicos e sintáticos do português em abordagens construcionais, relacionais e cognitivistas. Primeira etapa: o português arcaico (séculos XII-XVI)
 
Descrição: Este projeto, aprovado com resolução CONSEPE-UEFS 116/2021, conforme publicação no D.O.E. do dia 20/11/2021, tem como objetivo analisar construções morfológicas e sintáticas da língua portuguesa, em diferentes estágios da sua história. Nesta primeira etapa, o projeto se volta contundentemente, não exclusivamente, aos dados do português arcaico (séculos XII-XVI). Assim, a análise de fenômenos de períodos subsequentes do português, bem como de fenômenos do fundo latino-românico, também interessa a esta primeira etapa do projeto. São bem-vindas análises de fenômenos de ordem morfológica, tais como flexão, derivação afixal (sufixação, prefixação, circunfixação) e composição, e de ordem sintática, tais como construções argumentais, construções idiomáticas, construções que envolvam conectivos e adverbiais, construções que envolvam inversão de elementos nas sentenças e construções de tópico e foco. Como perspectiva teórico-epistemológica, são adotados os postulados da Linguística Cognitiva (LAKOFF E JOHNSON, 1980; FILLMORE, 1982; LAKOFF, 1987, 1993, 2008; LANGACKER, 1987, 2013; SILVA, 1999, 2006; CROFT E CRUSE, 2004; FERRARI, 2011), da Gramática de Construções (GOLBERG, 1995, 2006, 2013; CROFT, 2001; BYBEE, 2010, 2015; TRAUGOTT E TROUSDALE, 2013; HILPERT, 2014; SAMPAIO, 2013; PINHEIRO, 2015, 2016), da Linguística Funcional Centrada no Uso (OLIVEIRA, 2017, 2019, 2020; ROSÁRIO E OLIVEIRA, 2016; ROSÁRIO E LOPES, 2019; FURTADO DA CUNHA E BISPO, 2019; FURTADO DA CUNHA E SILVA, 2019), da Morfologia Construcional (BOOIJ, 2005, 2010, 2017, 2020; GONÇALVES, 2016a, 2016b, 2020a, 2020b; SOLEDADE, 2013, 2018, 2019; SIMÕES NETO, 2017, 2018, 2019, 2020; LOPES, 2018, 2020, 2021, TAVARES DA SILVA, 2019, 2020; RODRIGUES, 2016, 2019, 2020) e da Morfologia Relacional (JACKENDOFF E AUDRING, 2016, 2018, 2020; GONÇALVES, 2021; VIEIRA DOS SANTOS, 2021).Projeto Financiado pelo Auxílio Financeiro a Projetos de Pesquisa e Inovação (FINAPESQ) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Termo de Outorga 078/2023).
Estudo filológico, linguístico e literário do acervo de Afrânio Peixoto
 
Descrição: Nascido em Lençóis (1876-1947), nas Lavras Diamantinas, Afrânio Peixoto foi um dos mais influentes intelectuais brasileiros da primeira metade do século XX, destacando-se como médico legista, professor, filólogo, lexicógrafo, crítico literário, ensaísta, romancista, poeta, historiador, educador e político. Sua atuação como escritor conta com algumas dezenas de obras literárias e científicas, além de publicações em revistas, jornais e folhetos. Ele foi responsável pela edição crítica da obra completa de Castro Alves e importantes estudos filológicos e literários sobre o Padre José de Anchieta, Gregório de Matos, Bento Teixeira, Basílio da Gama, Euclides da Cunha, entre outros. Destacam-se também seus estudos filológicos, lexicográficos e literários sobre a obra de Camões, sendo considerado um dos mais importantes comonistas de seu tempo. O acervo pessoal de Afrânio Peixoto foi organizado e doado por sua esposa para compor o arquivo documental da Casa da Cultura e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis. Esse conjunto documental conta com manuscritos, datiloscritos, provas tipográficas, notas de leituras, correspondências, fotografias e outros itens que possibilitam realizar estudos no campo da filologia, dos estudos do léxico e dos estudos literários. Em sua primeira fase, o projeto visa (i) organizar (tratamento arquivístico) e digitalizar os documentos do acervo; (ii) realizar estudos da correspondência; (iii) fazer o levantamento de fontes para o estudo da eugenia no Brasil; (iv) realizar estudos metafilológicos da edição da obra de Castro Alves empreendida por Afrânio Peixoto; e (v) realizar estudos metalexicográficos do Dicionário de Os Lusíadas. Entre os produtos previstos como resultados do projeto estão a publicação das cartas ativas e passivas de Afrânio Peixoto; a publicação de uma edição comentada da Edição Crítica de Castro Alves (estudo metafilológico); a edição comentada do Dicionário de Os Lusíadas de Luis de Camões (estudo metalexicográfico); e a elaboração de uma Plataforma Digital para disponibilizar os documentos do acervo. A pesquisa está relacionada a um convênio de cooperação entre a Fundação Pedro Calmon, a Casa da Cultura e Memorial Afrânio Peixoto, a UEFS e o SENAI/CEMATEC.
 
Estudo de Marcadores Culturais em obras literárias brasileiras traduzidas: banco de dados e construção de um dicionário online bilíngue (Fase III)
 
Descrição: O projeto está organizado em três fases e tem como objetivo estudar os Marcadores Culturais em obras literárias brasileiras traduzidas para a Língua Espanhola e para a língua inglesa. O corpus inicial da pesquisa constitui-se das seguintes obras: Os Sertões, de Euclides da Cunha; Vidas Secas, São Bernardo e Angústia, de Graciliano Ramos; Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire; Gabriela Cravo e Canela, Dona Flore e seus dois maridos, Capitães da areia, Cacau e Suor, de Jorge Amado; Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa; Nhô Guimarães, de Aleilton Fonseca e Macunaíma, de Mário de Andrade. A primeira fase do projeto visa (2017-2020): a) mapear a tradução das obras que compõem o corpus da pesquisa; b) preparar o corpus para tratamento computacional e estudo linguístico; c) elaboração de um corpus paralelo, a partir das obras estudadas. A segunda fase (2020-2023) concentra-se na sistematização e análise dos dados: a) interpretar como a cultura brasileira foi traduzida para a língua meta, no âmbito dos Marcadores Culturais; b) analisar o tratamento dado aos Marcadores Culturais em diferentes obras; c) inventariar os Marcadores Culturais presentes nas obras literárias que compõem o corpus. A terceira fase (2023-2026) concentra-se na elaboração de produtos lexicográficos digitais. O projeto tem um caráter interdisciplinar envolvendo os estudos da tradução, da linguística de corpus, dos estudos do léxico e da literatura. Parte-se do estudo lexicológico das obras, identificando o vocabulário culturalmente marcado e o tratamento dado a essas lexias pelos tradutores, para em seguida alimentar um banco de dados que tem a finalidade de gerar um dicionário online bilíngue, contribuindo para os estudos lexicográficos e tradutológicos.
 
HIPEREDIÇÃO DAS TROVAS DE EULÁLIO MOTTA PARA FINS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
 
Descrição: O projeto de pesquisa em questão tem por objetivo realizar um estudo crítico-filológico das trovas de Eulálio Motta com a finalidade de elaborar uma hiperedição voltada para estudantes da Educação Básica. Isso implica em ampliar o alcance da práxis filológica, por meio de um processo de transposição didática que possibilite aos estudantes conhecer os modos de produção, circulação e recepção dos textos. O acesso aos bastidores da escrita, com suas rasuras, cancelamentos e versões, e os processos de reescrita dos textos, as anotações marginais, as notas de leituras para a escrita das obras, a correspondência e os demais paratextos colocam em cena os aspectos mais humanos da escrita, permitindo que os estudantes façam reflexões críticas, problematizando o papel artístico, social, histórico, cultural e político do texto literário. A pesquisa em pauta corresponde ao desdobramento do macroprojeto Edição das obras inéditas de Eulálio Motta, que teve início em 2008 e se estruturou em cinco etapas. Na primeira, o objetivo foi organizar, catalogar e digitalizar o acervo do escritor. Nas etapas dois, três e quatro foram realizadas edições impressas e digitais das obras inéditas, voltadas para o público especializado, resultando na publicação de livros, artigos, capítulos de livros e sites com as edições digitais. Ao longo do tempo, foi possível analisar a produção literária de Eulálio Motta e sua atuação no jornalismo e no cenário político brasileiro. No campo filológico foi possível desenvolver uma metodologia para edições de documentos de acervos de escritores, valorizando a diversidade de documentos prototextuais, paratextuais e sociotextuais em suportes manuscritos, impressos e audiovisuais. O presente projeto está relacionado à quinta etapa do macroprojeto cujo objetivo é elaborar edições voltadas para estudantes da educação básica, aproveitando a diversidade de gêneros textuais das obras de Eulálio Motta e a dinâmica do acervo do escritor, ampliando o alcance da literatura não canônica no espaço escolar. Essas edições manterão um diálogo interdisciplinar com a Crítica Textual e os Estudos Literários e com as abordagens da formação de leitores do texto literário, baseando-se nas habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As edições digitais para a educação básica seguirão os princípios e critérios já adotados pela equipe de edição das obras de Eulálio Motta, considerando a complexidade das novas práticas de leituras e de transmissão do texto nas mídias digitais, além de ampliar esses critérios e princípios levando em consideração o público-alvo. Espera-se contribuir para a formação de leitores na educação básica, ampliar o alcance da obra de Eulálio Motta e fomentar o debate interdisciplinar entre a Crítica Textual, a Literatura Brasileira e a formação de leitores na Educação Básica.
 
Terminologia Sociocognitiva e Lexicologia da verticalidade
 
Descrição: A Terminologia Sociocognitiva considera nosso conhecimento sobre o mundo da ciência e da tecnologia como experiencial (LAKOFF, 1987). Muito do que sabemos e entendemos sobre o mundo está corporificado (JOHNSON, 1987) por ser resultado de nossas percepções sensoriais. Deve-se acrescentar que a outra parte é o resultado do nosso raciocínio, que é interativo com vias de entrada: por um lado, a percepção sensorial e, por outro lado, a transferência de ideias de outros usuários da linguagem que captamos por meio do discurso (escrito e falado) produzido por um meio, que é linguagem. Essa premissa remete o nosso trabalho para uma área de interface nomeada de Lexicologia da Verticalidade, que é uma proposta teórica apresentada pelo terminólogo alemão Sigurd Wichter. O pesquisador parte do princípio de que o léxico é uma bagagem ou soma de conhecimentos de uma dada comunidade, e que sua distribuição vertical se dá a partir do topo (representado por um especialista na disciplina específica) até o piso inferior (representado pelo leigo absoluto nesta mesma disciplina) nesta escala vertical.
O PORTUGUÊS FALADO EM COMUNIDADES RURAIS AFRO-BRASILEIRAS NO RECÔNCAVO BAIANO
 
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral documentar e descrever comunidades de falas afro-brasileiras da região do Recôncavo da Bahia, por meio de registros fônicos, realizando e fomentando pesquisas que tratem da participação de línguas e culturas africanas na formação do português brasileiro (PB). As questões, as hipóteses, os objetivos e a justificativa da pesquisa são pautados no entendimento de que a presença massiva de africanos escravizados durante mais de três séculos, que, na Bahia, muitas vezes suplantou em número a dos colonos portugueses e seus descendentes, desempenhou um papel que não pode ser minimizado nos estudos históricos e descritivos do PB. A pesquisa projetada visa a contribuir com a larga tradição dos estudos linguísticos de cunho sócio-históricos da Bahia. A pesquisa alinha-se às ações de mapeamento, documentação e de estudo das variedades linguísticas no Brasil, impulsionadas pelo INDL (BRASIL, 2010), algo que demandou que a sua fundamentação teórica e metodológica fosse constituída em interface com ações políticas e de estudos descritivos multidisciplinares. Foi sob essa perspectiva que adotamos os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista e da Sociolinguística de Contato (Winford, 2003; Savedra et all, 2021).
Projeto 25 ALFAL – Para a História Linguística do Brasil Colônia: gramáticas, sócio-história, Paleografia e Filologia
 
Descrição: O trabalho de reconstrução, por aproximação, da história do português brasileiro inclui, fundamentalmente, a constituição de corpus diacrônico, a qual, por sua vez, exige, como condição sine qua non, o cruzamento de olhares paleográfico, filológico, sócio-histórico e linguístico, garantindo a autenticidade dos materiais e a confiabilidade nas descrições linguísticas de base empírica. No campo complexo e fascinante da história das línguas, este projeto tem, por objetivo principal, colaborar para um melhor conhecimento da história linguística do Brasil colônia, por meio de cuidadosa prospecção documental, bem como rigorosos tratamentos paleográfico-filológico, sócio-histórico e linguístico da documentação, atendendo um planejamento maior, que começou a desenhar-se em 1997, pelo Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB). Desenvolve-se o presente projeto, portanto, em rede de pesquisa, havendo um diálogo estreito entre o Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP-CNPq), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e o Grupo de Pesquisa Modus Scribendi – Grupo de Pesquisas Paleográficas, Filológicas e Históricas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA-CNPq). Como sabemos, não é ainda possível atestar a existência do português do Brasil, no período colonial brasileiro; mas investigar como se configurava o português no Brasil, nesse período, pode contribuir para uma reconstrução, por aproximação, da história social e linguística do português brasileiro. É nisso que este projeto busca investir esforços, enfrentando a raridade documental e procurando fazer o melhor uso dos dados disponíveis, tendo em vista a discussão de questões teóricas solidamente fundamentadas. Neste momento, encontram-se defendidas, como produtos do projeto, cinco dissertações de mestrado e uma tese de doutorado; em andamento, encontram-se duas dissertações de mestrado e quatro teses de doutorado. Em organização, a serem, em breve, publicadas, encontram-se duas Séries – uma documental e outra de história social linguística – e três coletâneas de estudos linguísticos.
 
Gramáticas do português colonial (1500-1822): contato entre línguas e novos acervos do CE-DOHS
 
Descrição: Neste projeto de pesquisa, a proposta é aprofundar o estudo sobre a formação de gramáticas do português colonial, a partir da constituição de uma nova base documental expressiva e variada, editada com rigor filológico. Essa nova coleção documental é denominada de conjunto 2 (1500-1822), que se soma ao conjunto 1 (1823-2000) produzida por diferentes populações nascidas no Brasil, a partir de 1590, e, adicionalmente, por portugueses, no Brasil, nos primeiros 150 anos de colonização.

Projetos de Pesquisa da Linha Práticas Textuais e Discursivas

Alex Sandro Beckhauser
Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras na UEFS: políticas de línguas institucionais e a construção de espaços plurilingues
 
Descrição: Inserido no âmbito do Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras na UEFS, programa de ensino, pesquisa e extensão, institucionalizado na Pró-Reitoria de Extensão sob Resolução CONSEPE, 134/2019, este projeto de pesquisa tem como objetivo geral conhecer as intervenções e os sistemas de gestão de políticas de línguas em instituições educacionais em âmbito nacional e internacional, investigando como essas decisões reverberam no processo de (des)valorização do plurilinguismo e da construção de uma cidadania planetária. A partir do mapeamento e do estudo dos sistemas de gestão, pretende-se articular estratégias de intervenção sobre as línguas nas instituições educacionais do estado da Bahia e, assim, oferecer propostas que visem a construir, organizar e fortalecer espaços plurilingues e pluriculturais, contribuindo para a construção coletiva de políticas de línguas.
 
Eventos polêmicos no espaço público: análise dialógica da argumentação
 
Descrição: Objetiva-se compreender as condições de possibilidades que fazem aparecer e manter o dissenso em torno de certos temas de interesse público, buscando, portanto, replicara perspectiva teórico-metodológica da análise dialógica da argumentação, a qual é o resultado do encontro epistemológico, promovido por Nascimento (2018a; 2019a),entre o dialogismo de Bakhtin (2010; 2011; 2013) e a nova retórica de Perelmane Olbrechts-Tyteca (2005). Essa perspectiva privilegia não apenas o estudo do acordo, mas também da polêmica, lançando mão das noções de evento polêmico,ato polêmico e microato polêmico, as quais possibilitam compreender o funcionamentodos acordos e dos desacordos no espaço público sob uma perspectiva retórico-discursiva. Os corpora da pesquisa serão constituídos a partir das polêmicas em torno dos movimentos afetivos/afetivos sexuais, da família,da religião e da política. Essa pesquisa busca constribuir para o conhecimento da natureza discursiva das divergências no espaço público, cooperando para a formação de estudantes de graduação e de pós-graduação da UEFS bem como para o diálogo ético entre os cidadãos e a pluralidade dos valores humanos.

África(s): interculturalidade, ensino e práticas pedagógicas

Esta linha concentra-se na investigação e desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras voltadas para a compreensão aprofundada e alargada das diversas realidades do continente africano. Busca explorar, de maneira crítica e interdisciplinar, a intersecção entre o ensino, as práticas pedagógicas e os princípios da interculturalidade, reconhecendo a importância de promover uma educação mais inclusiva e sensível à diversidade. O cerne dessa linha reside na análise e no aprimoramento das práticas educacionais, com foco especial no ensino relacionado às África(s) e em como suas representações são abordadas no contexto escolar. Por meio de uma abordagem intercultural, busca-se transcender estereótipos e simplificações, promovendo uma compreensão mais autêntica e original das diversas culturas, memórias e tradições africanas. Os/as pesquisadores/as envolvidos nesta linha deverão explorar criticamente os materiais didáticos, currículos escolares e métodos de ensino, visando identificar lacunas, desafios e oportunidades para aprimorar o ensino sobre África(s). Além disso, buscam desenvolver e testar práticas pedagógicas inovadoras que integrem de maneira eficaz as diversas dimensões culturais e interculturais, contribuindo assim para a formação de uma consciência mais ampla e respeitosa. Ao abordar a interculturalidade no ensino de África(s), esta linha de pesquisa não apenas se dedica à transmissão e/ou produção de conhecimento, mas também busca promover uma educação transformadora que estimule a reflexão crítica, desafie estereótipos e promova o entendimento profundo e largo das realidades africanas. Através dessa abordagem, espera-se que os resultados dessa linha de pesquisa possam impactar positivamente as práticas educacionais, influenciando a construção de uma narrativa mais autêntica e inclusiva sobre África(s) no ambiente escolar.

As Mulheres na Antiguidade: Entre Invisibilidade e Protagonismo – Coniderações a partir da História e da Filosofia Antiga
 
Descrição: O projeto de pesquisa As mulheres na Antiguidade: entre invisibilidade e protagonismo – Considerações a partir da História e da Filosofia Antiga visa, a partir do cruzamento entre História Antiga e Filosofia Antiga, retirar do silenciamento mulheres gregas e romanas, servindo-se da análise da documentação literária e material da Antiguidade. Buscaremos recuperar seus vínculos afetivos, status social, etnia, classe, faixa etária, bem como suas produções intelectuais, destacadamente filosóficas. Os produtos esperados são dois congressos internacionais e a publicação de dois livros como resultados das pesquisas e contribuições científicas oriundas dos eventos.
 
Gênero e Sexualidade na Antiguidade
 
Descrição: O projeto de pesquisa Gênero e Sexualidade na Antiguidade visa promover a investigação, na Antiguidade Ocidental e Oriental, das identidades de gênero a partir de uma abordagem interseccional. A partir da análise da documentação literária e material da Antiguidade, esta pesquisa procura mapear a operação das normatividades de gênero para destacar as rupturas de tais normatividades, colocando em destaque a superação dos estereótipos em favor das diversidades ? indo, assim, além do binarismo de gênero. Para tanto, este projeto de pesquisa utiliza como pressupostos teórico-metodológicos a História Cultural, especialmente o conceito de representações sociais de JODELET (2001); e a teoria interseccional de COLLINS (2000) CRENSHAW (1989), MOHANTY (2003) e NAKANO GLENN (1999). Os produtos esperados são trabalhos de conclusão de curso, comunicações, artigos acadêmicos e livros que explicitem a diversidade de gênero e sexual em um eixo temporal que vai da Idade do Bronze até a Antiguidade Tardia; e em um eixo espacial que inclui o oriente e o ocidente. Dá-se neste projeto de pesquisa ênfase especial no desenvolvimento das pesquisas sobre as escassas documentações das civilizações africanas e asiáticas, sem descartar a Antiguidade grega, romana e celta.
 
Gênero e Sexualidade na História do Brasil
 
Descrição: A pesquisa tem como objetivo central analisar concepções e práticas em relação ao gênero e a sexualidade no Brasil, desde o período colonial até o período contemporâneo, com ênfase nas formas de intervenção social e controle de grupos sociais cujo gênero é subalternizado. Destaca-se, em particular, nesta pesquisa, o gênero e a sexualidade em seus muitos cruzamentos, especialmente geracionais (com destaque à infância e à adolescência), familiares, de raça e de diversidade. As fontes, em que há grande profusão e diversidade, dado o recorte sociotemporal, serão analisadas considerando as representações e as práticas discursivas, com vistas ao mapeamento do cotidiano de violência, desigualdade e subalternização ligados ao gênero e sexualidade
Modalidades do saber/poder em práticas de leitura
 
Descrição: O Projeto (Resolução CONSEPE 018/2018, UEFS) teve como primeira ação a oferta de mini-curso Lendo vídeo-aulas de leitura: perspectiva foucaultiana, partindo de um modo de ver a leitura, na perspectiva de Michel Foucault. Na verdade objetiva fazer uma arqueologia do modo como o próprio Michel Foucault pratica a leitura, tomando como base seu modo de ler telas, corpos, cenas sociais, a linguagem em geral como o faz em As Palavras e as coisas. Num segundo momento, desloca-se o olhar, através do olhar de Foucault, para ler as práticas de leitura em salas de aula e em outros espaços, inclusive midiáticos, com o objetivo de apresentar as modalidades do saber/poder pela leitura na instituição escolar, caracterizando o perfil sócio-histórico do sujeito-leitor, bem como de produzir vídeo-aulas de leitura, que servirão como material didático para formação de professores, tendo por base o método arqueológico de leitura, praticado por Foucault em suas obras. Os resultados devem apontar segundo que regras, determinadas práticas discursivas, centradas na leitura, organizam conjuntos de enunciações e de conceitos sobre leitura, bem como a partir dessas práticas o sujeito se constitui no governo de si e dos outros. O foco estará no eixo prática discursiva saber ciência (FOUCAULT, 2004, p.205).
Rituais musicais, circulação de palavras, pessoas e alimentos entre grupos indígenas e comunidades afro-brasileiras da Bahia
 
Descrição: Resumo: Partindo de um balanço bibliográfico sobre povos indígenas e comunidades afro-brasileiras da Bahia, esta pesquisa tem como objetivo investigar algumas relações entre rituais musicais, cantos, afetos, troca, produção e soberania alimentar, generosidade e economia do dom, ontologia e cosmopolitica. Investigações anteriores com povos indígenas amazônicos indicam que os rituais musicais, que têm o canto como fundamento central, contribuem para o fortalecimento de uma economia da dádiva e da generosidade. O foco principal das trocas será a circulação potencializada pela vida ritual , de bens, palavras e pessoas, colaborando, assim, para assegurar uma soberania alimentar.Palavras-chave: rituais musicais, economia da dádiva, afetos, cosmopolítica, soberania alimentar.
Análise do tecnodiscurso argumentativo para o ensino de língua portuguesa
 
Descrição: Este projeto de pesquisa de INICIAÇÃO CIENTÍFICA situa-se no entrelaçamento da didática de línguas e dos estudos da argumentação e visa a desenvolver análises do tecnodiscurso argumentativo e integrá-las à produção de módulos didáticos de leitura argumentativa destinados ao ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação de jovens e adultos. A fundamentação teórica assume o modelo de análise do texto argumentativo em três níveis que integram as dimensões discursiva, lógica e linguístico-enunciativa da argumentação (Padilla; Douglas; López, 2011), bem como a noção de leitura argumentativa (Grácio, 2016; Azevedo; Reis; Monte, 2021) e os princípios de elaboração do módulo didático dinamizadores da aprendizagem pela problematização, organização e aplicação do conhecimento (Azevedo; Freitag, 2020). O corpus constitui-se a partir de tecnodiscursos (Paveau, 2021) argumentativos monogeridos e poligeridos (Plantin, 2008) inscritos na modalidade polêmica da argumentação (Amossy, 2017), tais como os debates entre jovens políticos ou influenciadores digitais produzidos no YouTube, bem como os cortes ou extratos de vídeos longos que passam a circular como comentários discursivo, metadiscursivo ou troll em plataformas de vídeos curtos, como TikTok, Kwai ou Instagram. O procedimento de análise enfoca o contexto sócio-histórico da controvérsia em questão e o seu quadro situacional de comunicação (nível pragmático), bem como os tópicos (topoi), os esquemas argumentativos e os procedimentos ilativos (nível global), além das marcas linguístico-enunciativas da argumentação (nível local). O tratamento didático das análises consiste em elaborar módulos didáticos de leitura argumentativa, planificando atividades de problematização, organização e aplicação dos conhecimentos resultantes dessas análises. Esperamos que os resultados da pesquisa possam subsidiar a elaboração de materiais didáticos, a prática docente e a formação de professores para o ensino da argumentação na escola.
Relações retórico-argumentativas e de coerência do português brasileiro: estudos comparados entre línguas naturais e gêneros discursivos
 
Descrição: Os estudos retórico-argumentativos, articulados aos linguísticos, favorece o entendimento das relações de coerência de uma língua natural , das relações entre pensamento e linguagem e as que podem ser observadas em gêneros conhecidos ou emergentes. Esse fenômeno complexo é considerado uma propriedade que transforma uma sequência de frases em um discurso e também depende das proposições relacionais inseridas nele – preocupam-se com a construção e interpretação da cadeia de ideias e sentidos de um texto. Segundo a Rhetorical Structure Theory (RST), essas relações podem ser analisadas por diferentes perspectivas teórico-metodológicas, tais como a ênfase nos sinalizadores discursivos que constituem as unidades de análise (units), nucleares e satélites, da RST; a organização textual por um viés etnográfico, ultrapassando o nível frasal e considerando o nível discursivo, conforme a Retórica Intercultural. Em síntese, este projeto se interessa em saber como a forma está relacionada à função na organização de um texto que cumpre propósitos argumentativos. Entende-se que padrões gramaticais e estilo (variação de tipo/gênero e de comunidade de fala/práticas), além das experiências registradas verbalmente e da diversidade de usos sociais da linguagem em determinados gêneros discursivos, por isso neste projeto serão realizadas investigações a respeito do comportamento das relações de coerência do português brasileiro (PB), em diferentes perspectivas teóricas e variados níveis linguísticos e discursivos, a fim de estabelecer um panorama dessas relações, considerando variedades linguísticas, textuais e multimodais. Para tanto, foram definidas as seguintes metas: i. curadoria e compilação de corpora para exploração das relações de coerência; ii. descrição das construções complexas do PB a partir do estudo de conectores, principalmente adversativos, em nível morfossintático; iii. análises das convenções culturais que definem a organização dos textos no nível discursivo, com particular atenção para as relações interlínguas e as retórico-argumentativas, iv. identificação de padrões gramaticais intra e inter grupos. As pesquisas desenvolvidas possuem caráter interdisciplinar e contribuem com o desenvolvimento de diferentes áreas do saber, como: a disponibilização de dados linguísticos descritos de maneira sistemática, quanto ao Processamento de Língua Natural, para a avaliação automática de textos, identificação de polaridade e a produção de tecnologias assistivas; a geração de tecnologias educacionais destinadas ao desenvolvimento da argumentação na escola e da compreensão e produção de gêneros verbais e multimodais. Também estão vinculados a este empreendimento, projetos de iniciação científica coordenados pelas professoras-investigadoras envolvidas neste projeto, que atuam na linha de pesquisa Linguagem, usos e tecnologias do PPGL/UFS.
 
Eventos polêmicos no espaço público:  análise dialógica da argumentação
 
Descrição: Objetiva-se compreender as condições de possibilidades que fazem aparecer e manter o dissenso em torno de certos temas de interesse público, buscando, portanto, replicara perspectiva teórico-metodológica da análise dialógica da argumentação, a qual é o resultado do encontro epistemológico, promovido por Nascimento (2018a; 2019a),entre o dialogismo de Bakhtin (2010; 2011; 2013) e a nova retórica de Perelmane Olbrechts-Tyteca (2005). Essa perspectiva privilegia não apenas o estudo doacordo, mas também da polêmica, lançando mão das noções de evento polêmico,ato polêmico e microato polêmico, as quais possibilitam compreender o funcionamentodos acordos e dos desacordos no espaço público sob uma perspectiva retórico-discursiva.Os corpora da pesquisa serão constituídosa partir das polêmicas em torno dos movimentos afetivos/afetivossexuais, da família,da religião e da política. Essa pesquisa busca constribuir para o conhecimentoda natureza discursiva das divergências no espaço público, cooperando para a formaçãode estudantes de graduação e de pós-graduação da UEFS bem como para o diálogo éticoentre os cidadãos e a pluralidade dos valores humanos.
Discurso, feminilidade e resistência em revistas e jornais femininos no século XX
 
Descrição: O referido projeto objetiva analisar à luz da Análise materialista de discurso, sob as ideias de Pêcheux, a discursivização da mulher em jornais e revistas femininas, a partir do movimento de rupturas e permanências com a ideologia patriarcal que estabelece um lugar para a mulher na sociedade. Os veículos midiáticos são, antes de tudo, locus de materialização ideológica, fazendo circular discursos sobre ser mulher, retomando uma certa memória e fazendo ecoar já-ditos sobre a mulher construída sócio-historicamente, Assim, a partir da Análise de discurso, serão analisados os seguintes veículos midiáticos: A Revista Feminina, de 1917 a 1920, O Momento Feminino (RJ) – 1947 a 1956, Brasil Mulher (SP) – 1978 a 1980, a fim de cotejá-los e observar as rupturas, resistências e permanências em relação à representação feminina na sociedade. Consideramos as revistas não apenas como elementos de informação, mas as deslocamos, compreendendo-as como elementos ideológicos cuja importância na circulação de discursos e na difusão de sentidos sobre a feminilidade é inegável, uma vez que tais veículos circulavam entre as mãos de homens e mulheres do período em que foram publicados, constituindo subjetividades, estabelecendo e reforçando lugares para a mulher, e, por vezes, questionando-os, deslocando sentidos entre a paráfrase e a polissemia
Por uma análise argumentativa integrada: Estudos linguístico-discursivos de consensos e dissensos nos séculos XX e XXI
 
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a possiblidade de uma análise argumentativa integrada a partir do estudo de consensos e dissensos nos séculos XX e XXI. Ora, compreende-se, como fundamento desta pesquisa, que a argumentação é o núcleo da linguagem e, de forma ainda mais apropriada, do discurso. Argumentamos a todo tempo, em todos os lugares e de variadas formas, posto que, para argumentar, basta lançar mão, consciente ou inconscientemente, de um projeto de influência a outrem (FIORIN, 2015). Com efeito, enquanto seres intersubjetivos, estamos amiúde em relação com o outro, co-construindo e negociando sentidos na alteridade (KOCH, 2011). É, por assim dizer, sempre por meio do discurso e, em especial, da argumentação que agimos socialmente, inserindo-nos como participantes ativos do mundo social, resolvendo nossas diferenças ou mesmo, de maneira estratégica, estabelecendo distâncias (MEYER, 2008). Entendendo que tanto o acordo quanto o desacordo entre os sujeitos são constitutivos do discurso argumentativo (AMOSSY, 2010) e podem ser estudados a partir de uma perspectiva linguístico-discursiva, tal projeto busca também investigar as diferentes implicações discursivas que estruturam certos discursos, em especial os polêmicos, e se colocam como base para o edifício argumentativo. Isso se dará, metodologicamente, por meio de análise argumentativa em diferentes níveis, a partir de um círculo hermenêutico-discursivo que tem nas lógicas argumentativas (ANGENOT, 2008) (SEIXAS, 2019) o ponto de partida para os dois sentidos de análise, tanto ascendente quanto descendente e, ao fim, espera-se alcançar uma maior abrangência analítica. A partir deste projeto, pretende-se a criação do grupo DisPo ? Grupo de Estudos em Discursos Polêmicos, por meio do qual se pretende, ademais, lançar bases para estudos em discurso e argumentação que possibilitem destrinchar os sentidos da polêmica, em especial a política. Assim, este projeto de pesquisa se coloca no desafio de construir um núcleo forte de discussão sobre a argumentação, contribuindo, pelo intercâmbio de conhecimentos e experiências com outros projetos e grupos, intelectuais e pesquisadores, para a formação de expertise nas áreas de argumentação, retórica e discurso
Por uma análise argumentativa integrada: Estudos linguístico-discursivos de consensos e dissensos nos séculos XX e XXI
 
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a possiblidade de uma análise argumentativa integrada a partir do estudo de consensos e dissensos nos séculos XX e XXI. Ora, compreende-se, como fundamento desta pesquisa, que a argumentação é o núcleo da linguagem e, de forma ainda mais apropriada, do discurso. Argumentamos a todo tempo, em todos os lugares e de variadas formas, posto que, para argumentar, basta lançar mão, consciente ou inconscientemente, de um projeto de influência a outrem (FIORIN, 2015). Com efeito, enquanto seres intersubjetivos, estamos amiúde em relação com o outro, co-construindo e negociando sentidos na alteridade (KOCH, 2011). É, por assim dizer, sempre por meio do discurso e, em especial, da argumentação que agimos socialmente, inserindo-nos como participantes ativos do mundo social, resolvendo nossas diferenças ou mesmo, de maneira estratégica, estabelecendo distâncias (MEYER, 2008). Entendendo que tanto o acordo quanto o desacordo entre os sujeitos são constitutivos do discurso argumentativo (AMOSSY, 2010) e podem ser estudados a partir de uma perspectiva linguístico-discursiva, tal projeto busca também investigar as diferentes implicações discursivas que estruturam certos discursos, em especial os polêmicos, e se colocam como base para o edifício argumentativo. Isso se dará, metodologicamente, por meio de análise argumentativa em diferentes níveis, a partir de um círculo hermenêutico-discursivo que tem nas lógicas argumentativas (ANGENOT, 2008) (SEIXAS, 2019) o ponto de partida para os dois sentidos de análise, tanto ascendente quanto descendente e, ao fim, espera-se alcançar uma maior abrangência analítica. A partir deste projeto, pretende-se a criação do grupo DisPo ? Grupo de Estudos em Discursos Polêmicos, por meio do qual se pretende, ademais, lançar bases para estudos em discurso e argumentação que possibilitem destrinchar os sentidos da polêmica, em especial a política. Assim, este projeto de pesquisa se coloca no desafio de construir um núcleo forte de discussão sobre a argumentação, contribuindo, pelo intercâmbio de conhecimentos e experiências com outros projetos e grupos, intelectuais e pesquisadores, para a formação de expertise nas áreas de argumentação, retórica e discurso.
Terminologia Sociocognitiva e Lexicologia da verticalidade
 
Descrição: A Terminologia Sociocognitiva considera nosso conhecimento sobre o mundo da ciência e da tecnologia como experiencial (LAKOFF, 1987). Muito do que sabemos e entendemos sobre o mundo está corporificado (JOHNSON, 1987) por ser resultado de nossas percepções sensoriais. Deve-se acrescentar que a outra parte é o resultado do nosso raciocínio, que é interativo com vias de entrada: por um lado, a percepção sensorial e, por outro lado, a transferência de ideias de outros usuários da linguagem que captamos por meio do discurso (escrito e falado) produzido por um meio, que é linguagem. Essa premissa remete o nosso trabalho para uma área de interface nomeada de Lexicologia da Verticalidade, que é uma proposta teórica apresentada pelo terminólogo alemão Sigurd Wichter. O pesquisador parte do princípio de que o léxico é uma bagagem ou soma de conhecimentos de uma dada comunidade, e que sua distribuição vertical se dá a partir do topo (representado por um especialista na disciplina específica) até o piso inferior (representado pelo leigo absoluto nesta mesma disciplina) nesta escala vertical..
TECNOLOGIAS, LETRAMENTOS E FORMAÇÃO: ITINERÂNCIAS E TRÂNSITOS NA CULTURA DIGITAL
 
Descrição: O momento de pandemia causado pelo novo coronavírus, vivenciado desde 2020, provocou modificações em diversas atividades sociais, dentre elas a ação docente que, devido ao status de isolamento físico, passou a ser realizada, de forma mais sistemática, por mediação das tecnologias digitais. Nesse sentido, o deslocamento da sala de aula física para a virtual ocasionou mudanças quanto ao acionamento de práticas de linguagem nos processos de ensino de língua, contribuindo para a (re)organização de situações didáticas que dialoguem com uma maior diversidade de textos. Este projeto de pesquisa de tem como objetivo refletir sobre contribuições e desafios que as tecnologias digitais ofereceram para professores de linguagem da rede estadual de ensino da Bahia, especificamente do Núcleo Territorial de Educação – NTE 19, e da rede municipal de Educação, em Feira de Santana (BA), durante a realização de atividades textuais com estudantes no período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e em momento posterior ao ERE. Teoricamente, a pesquisa ancora-se nos estudos sobre tecnologias digitais, práticas de (multi)letramentos e formação docente. Metodologicamente, partirmos da abordagem qualitativa, do tipo pesquisa explicativa, que será interpretada a partir do método análise de conteúdo categorial. Como dispositivos para a construção de informações, optamos pela aplicação de questionário on-line com os participantes da pesquisa e a utilização dos softwares Nvivo e MAXQDA para a sistematização das informações. Esperamos que este estudo oportunize ampliar reflexões sobre a realização de práticas pedagógicas na área de linguagem durante o ERE, no sentido de subsidiar discussões sobre o ensino de língua em/por contextos digitais, para além desse momento pandêmico. Este projeto possui resolução CONSEP da PPPG UEFS, n 026/2021 e é financiado por Edital interno da Própria Instituição (Edital FINAPESQ 2022-2023, Edital FINAPESQ 2024-205).Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Práticas e eventos de (multi)letramentos. Formação docente.
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