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Recursos Digitais

Os recursos digitais produzidos no âmbito do PPGEL/UEFS refletem o impacto social do Programa. São produtos gerados a partir de projetos de pesquisa, dissertações e teses, com foco na inovação metodológica, acessibilidade ao conhecimento e valorização da diversidade linguística e cultural. Esses recursos têm sido amplamente utilizadas por professores e estudantes da educação básica, universitários e pesquisadores, contribuindo para a formação acadêmica, o ensino de línguas, a divulgação científica e a preservação de acervos.

Entre as iniciativas inovadoras desenvolvidas no âmbito do PPGEL/UEFS, destaca-se a plataforma Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS)http://www5.uefs.br/cedohs/ –, um projeto pioneiro no Nordeste que reúne uma base documental única voltada ao estudo da história do português brasileiro.

A plataforma concentra cerca de 2,3 milhões de palavras, distribuídas em quase 5 mil documentos históricos, organizados e editados com rigorosos critérios paleográficos e filológicos. Os documentos, provenientes de cartórios, câmaras municipais, correspondência oficial e acervos particulares da região do semiárido baiano, cobrem períodos fundamentais para a reconstrução da história linguística do Brasil. Parte significativa do corpus encontra-se editada em linguagem XML, com anotações morfológicas e sintáticas, o que permite a extração automática de dados linguísticos e a formação de corpora temáticos.

O CE-DOHS é uma importante contribuição para o Programa para a História do Português (PROHPOR) e para o Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB), integrando pesquisadores de diferentes áreas e instituições. A plataforma oferece interfaces públicas de exploração linguística, facilitando estudos sobre mudança gramatical, variação, competição de gramáticas, periodizações e outros fenômenos linguísticos relevantes.

Com acesso livre e gratuito, o CE-DOHS reafirma o compromisso do PPGEL com a ciência aberta, a democratização do conhecimento e o fortalecimento das humanidades digitais, sendo uma ferramenta de impacto social que amplia o acesso de pesquisadores, estudantes e professores a fontes primárias valiosas para o ensino, a pesquisa e a formação científica em linguagem, história e cultura.

No campo das edições digitais, destacam-se a criação de hiperedições e a elaboração de critérios editoriais voltados ao meio digital. Esses recursos tornam acessíveis, de forma crítica e contextualizada, obras literárias e documentos históricos vinculados ao semiárido baiano:

No eixo da lexicografia digital e dos estudos tradutológicos, o projeto Estudo de marcadores culturais traduzidos tem gerado glossários e dicionários multilíngues voltados para estudantes, tradutores e pesquisadores:

A tese “Estudo Toponímico Português-Libras das Unidades de Saúde de Feira de Santana-BA” resultou no site https://toponimialibrasaude.wixsite.com/uefs, que apresenta os sinais em Libras dos nomes dos serviços de saúde da cidade, facilitando o acesso da comunidade surda à rede de atenção. A proposta tem caráter colaborativo e pode ser replicada em outros contextos. O trabalho está vinculado ainda ao projeto Atlas Toponímico em Libras da Bahia, que desenvolve uma abordagem inovadora para a nomeação dos lugares em Libras.

Outro exemplo de impacto é a tese “ELIHS, um projeto para além do litoral”, que resultou na criação da plataforma Estudos Linguísticos e Históricos do Sertão https://projetoelihs.com/. A plataforma disponibiliza um corpus oral inédito do português falado em comunidades afro-brasileiras do Território de Identidade de Irecê (BA), sendo uma ferramenta fundamental para estudos sociolinguísticos, formação de professores e valorização de variedades linguísticas marginalizadas.

Esses recursos digitais demonstram o compromisso do PPGEL com a ciência aberta, com a educação pública e com o fortalecimento da articulação entre universidade, escola e sociedade, por meio de ações que integram pesquisa, ensino, cultura e tecnologia.


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