CALENDÁRIO
Acadêmico
Manual
do Estudante
Canal do
PPGEL
REVISTAS
do Programa
EDITORA
da UEFS
AERI
Assessoria Especial de Relações Interinstitucionais
CEP
Comitê de Ética em Pesquisa
SISBI
Sistema Integrado de Bibliotecas
Resumo do Diagnóstico realizado pela Comissão de Autoavaliação (2024)
Formação
Fatores Impulsionadores
Produção de dissertações alinhadas às linhas de pesquisa; Alta participação de estudantes em projetos e grupos de pesquisa; Acesso a eventos e financiamento para participação; Oferta regular de disciplinas atualizadas; Incentivo à publicação; Qualificação dos seminários interdisciplinares; Defesa de projetos de pesquisa ao final do primeiro semestre.
Fatores Restritivos
O número de bolsas atualmente disponível para o programa é insuficiente diante do contingente de alunos regularmente matriculados, o que compromete a possibilidade de dedicação exclusiva dos discentes às atividades acadêmicas e de pesquisa; Baixa participação discente em eventos internacionais; Pouca valorização de línguas estrangeiras dentro da formação.
Oportunidades de Melhorias
Fortalecer apoio financeiro à participação discente em eventos internacionais; Viabilizar a ampliação de bolsa do Programa PIB-POS-UEFS; Criar programa de apoio à formação em línguas estrangeiras; Intensificar ações de formação continuada com foco em metodologias de pesquisa inovadoras.
Infraestrutura
Fatores Impulsionadores
Ambientes climatizados; Salas equipadas com multimídia e acesso à internet; Laboratórios com softwares linguísticos especializados; Biblioteca com espaço adequado e acervo atualizado; Aquisição recente de equipamentos para laboratórios com apoio de agências de fomento.
Fatores Restritivos
Wi-Fi instável em alguns pontos; Falta de copa para refeições dos discentes; Banheiros sem chuveiro e com necessidade de reforma; Rede elétrica sobrecarregada; Necessidade de manutenção em equipamentos e persianas.
Oportunidades de Melhorias
Implantar copa e vestiário com chuveiros; Modernizar rede elétrica; Garantir conectividade estável em todo o prédio.
Atuação e Inserção dos Egressos
Fatores Impulsionadores
Alta empregabilidade (mais de 90%); Publicações de egressos em periódicos e livros; Aprovação em concursos públicos; Criação da Comissão de Egressos e participação ativa nas atividades do Programa.
Fatores Restritivos
Alguns egressos não atualizam o currículo Lattes; Egressos que não publicaram os resultados finais da dissertação ou da tese; Egressos que concluíram o mestrado e ainda não ingressaram no doutorado.
Oportunidades de Melhorias
Ampliar o seminário de egressos com chamada pública anual; Incentivar formação continuada com cursos voltados aos egressos;
Internacionalização
Fatores Impulsionadores
Presença de alunos estrangeiros; Convênios com universidades internacionais; Participação em editais de mobilidade; Política institucional de internacionalização.
Fatores Restritivos
Poucos projetos de cotutela; Baixa oferta de disciplinas em línguas estrangeiras; Subutilização de convênios internacionais; Pouca presença de pesquisadores estrangeiros em bancas e atividades do Programa.
Oportunidades de Melhorias
Ampliar oferta de disciplinas em inglês e espanhol; Criar programa de dupla titulação; Viabilizar intercâmbios docentes; Inserir o programa em redes internacionais de pesquisa linguística.
Site e Visibilidade do Programa
Fatores Impulsionadores
Novo site em inglês, espanhol e português com responsividade e acessibilidade em smartphone e outros dispositivos; Divulgação de eventos da área no site e nas redes sociais; Disponibilidade de todas as teses e dissertações do programa no site; Informações atualizadas sobre egressos no site; Presença em redes sociais; Canal no YouTube atualizado, com conteúdos novos regulares. Projetos de divulgação científica, como Linguística na Escola e Conversas Linguísticas, têm contribuído significativamente para a visibilidade acadêmica e social do programa, fortalecendo sua inserção junto à comunidade externa e ao público da Educação Básica; Publicação regular de conteúdo institucional e científico.
Fatores Restritivos
Baixa participação de docentes, discentes e egressos nas mídias sociais do programa; Necessidade de ampliar a divulgação dos produtos bibliográficos e tecnológicos do programa.
Oportunidades de Melhorias
Produzir vídeos sobre projetos de pesquisa, docentes e egressos; incentivar maior uso das redes sociais pelos docentes e discentes.
Formação e Atuação dos Docentes
Fatores Impulsionadores
Todos os professores permanentes possuem titulação de doutorado com formação sólida em instituições de prestígio nacional e internacional, refletindo a excelência da base formativa do programa; Os docentes atuam de forma consistente na pesquisa, ensino e extensão, com reconhecimento acadêmico em suas áreas de especialidade; A maioria dos docentes realizou ou está em processo de realização de pós-doutorado em instituições de referência, contribuindo para a atualização teórica e metodológica e para o fortalecimento de redes acadêmicas; Os professores integram projetos interinstitucionais e grupos de pesquisa em colaboração com outras universidades brasileiras e estrangeiras, contribuindo para a produção científica qualificada e o intercâmbio institucional; Os docentes mantêm uma produção bibliográfica consistente, com artigos em periódicos qualificados, livros, capítulos e materiais técnicos, muitos dos quais vinculados às linhas de pesquisa do programa; Atuam frequentemente como avaliadores em bancas de mestrado, doutorado e concursos docentes, bem como em comissões de avaliação da CAPES, CNPq, FAPESB e outras agências, demonstrando reconhecimento institucional; Parte do corpo docente tem atuação em publicações estrangeiras, bancas e eventos internacionais, além de manter colaboração com universidades da Europa e América Latina, ampliando a inserção global do programa; Os docentes orientam projetos de IC, mestrado e doutorado com regularidade, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados e para a renovação das investigações em linguística.
Fatores Restritivos
Embora muitos docentes tenham realizado pós-doutorado no Brasil, ainda não é satisfatória a realização em instituições estrangeiras; Parte dos docentes ainda não submete projetos com regularidade a editais de fomento (CNPq, Fapesb); Embora existam esforços relevantes, há um número ainda limitado de docentes efetivamente engajados em projetos internacionais, com publicações e colaborações em periódicos e redes estrangeiras.
Oportunidades de Melhorias
Incentivar e apoiar institucionalmente a realização de pós-doutorados no exterior, com planejamento de afastamento e suporte logístico; Estimular a submissão regular a editais (CNPq, Fapesb, CAPES), por meio de oficinas de projetos e grupos de apoio interno entre docentes; Promover estratégias de mentoria entre pares, incentivando a equidade na produção científica e participação em redes acadêmicas.
Impacto Social
Fatores Impulsionadores
Desenvolvimento de teses e dissertações com forte impacto social, com ênfase em temáticas voltadas à educação básica, ensino de línguas, formação docente e práticas discursivas em contextos sociais estratégicos; Produção de materiais e produtos tecnológicos voltados para a sociedade, como dicionários eletrônicos, edições digitais acessíveis, bancos de dados linguísticos, jogos educacionais e recursos didáticos inovadores, utilizados em escolas públicas e ambientes de formação; Realização de pesquisas e ações junto a grupos em situação de vulnerabilidade, incluindo comunidades indígenas, comunidade surda, quilombolas, pessoas LGBTQIA+, refugiados, emigrantes, população em situação de rua e pessoas com deficiência; Coordenação de projetos de extensão em interface com a educação básica, a exemplo do “Linguística na Escola” e do “NELP na Sala de Aula”; Participação ativa em programas institucionais voltados à educação pública, como o Universidade para Todos e o PIBID; Inserção de resultados de pesquisa em políticas públicas de educação linguística, com contribuições efetivas na elaboração de materiais didáticos, currículos escolares, multiletramento, ensino de argumentação e formação de leitores; Promoção de eventos científicos e culturais local, regional, nacional e internacional; Desenvolvimento de teses e dissertações no campo da sociolinguística, com foco na descrição e análise do português brasileiro e africano; Oferta de cursos e seminários voltados para a comunidade, especialmente para estudantes da graduação, estudantes e professores da educação básica.
Fatores Restritivos
Poucas de parcerias interinstitucionais voltadas especificamente ao impacto social; Falta de sistematização de indicadores de impacto; Pouca articulação com órgãos gestores de educação básica; Baixa visibilidade de projetos com impacto social.
Oportunidades de Melhorias
Ampliar a divulgação dos projetos de impacto social desenvolvidos no âmbito do programa, por meio de canais institucionais, redes sociais, participação em eventos públicos e produção de materiais acessíveis à comunidade externa; Fortalecer parcerias com escolas públicas, movimentos sociais, associações comunitárias e órgãos governamentais, a fim de garantir maior capilaridade, aplicabilidade e sustentabilidade das ações de extensão e pesquisa; Estimular a produção de materiais de divulgação científica para o público não especializado, como podcasts, vídeos curtos, colunas em jornais regionais e revistas de divulgação, que traduzam os resultados das pesquisas desenvolvidas no programa; Fomentar a formação de grupos interdisciplinares de pesquisa e extensão com foco em linguagens e práticas sociais, integrando discentes, docentes e representantes de comunidades atendidas; Aprimorar o acompanhamento e avaliação dos efeitos sociais das ações do programa, por meio de indicadores específicos que permitam monitorar, documentar e relatar de forma sistemática os impactos gerados; Institucionalizar uma política de impacto social no âmbito do PPGEL, que oriente docentes e discentes sobre estratégias, diretrizes e boas práticas para a produção científica e formativa com compromisso social.
Política de Autoavaliação
Fatores Impulsionadores
Consolidação da Comissão de Autoavaliação, composta por docentes, discentes, egressos e técnicos, garantindo representatividade e pluralidade de perspectivas; Realização periódica de seminários de autoavaliação, com ampla participação da comunidade acadêmica e espaço para escuta qualificada; Aplicação de formulários eletrônicos amplos e bem estruturados, voltados para a coleta de dados qualitativos e quantitativos junto a docentes, discentes e egressos; Integração da autoavaliação ao planejamento estratégico do programa, com vinculação direta entre os dados levantados e os eixos do Plano de Metas; Transparência e sistematização dos resultados, que são divulgados à comunidade acadêmica e utilizados para tomada de decisão; Alinhamento à política institucional da UEFS, contribuindo para o fortalecimento da cultura avaliativa da universidade.
Fatores Restritivos
Baixa adesão de alguns segmentos da comunidade acadêmica aos formulários, especialmente entre egressos e técnicos; Subutilização dos dados coletados em alguns eixos, que poderiam ser melhor explorados em ações específicas; Dificuldade de garantir a participação de docentes externos ou membros da sociedade civil na avaliação do impacto social e científico do programa; Falta de um sistema informatizado para acompanhar de forma contínua os indicadores definidos nas avaliações anteriores.
Oportunidades de Melhorias
Ampliar as estratégias de mobilização e sensibilização para participação nos processos avaliativos; Criar painéis interativos e dinâmicos de indicadores no site do PPGEL, que permitam acompanhar em tempo real as metas, avanços e desafios do programa; Incluir indicadores qualitativos de inovação, inclusão e diversidade, reforçando o papel do programa na promoção da equidade e da justiça social.