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Bruna Trindade Gomes Carneiro, egressa do PPGEL/UEFS, é contemplada com o Prêmio Capes de Tese 2025

Conquista histórica para o PPGEL/UEFS!

É com imensa alegria que celebramos a conquista do Prêmio Capes de Tese 2025, concedido à pesquisa de Bruna Trindade Gomes Carneiro, egressa do nosso Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS).

Sua tese, intitulada “Um códice em língua geral: edição, estudo paleográfico e sócio-história da Amazônia (1750-1758)”, foi orientada pelas professoras Alicia Duhá Lose e Zenaide de Oliveira Novais Carneiro.

Este reconhecimento é fruto do trabalho árduo da pesquisadora, da dedicação de suas orientadoras e do empenho coletivo do nosso programa. Mais do que uma conquista individual, trata-se de um marco para o PPGEL/UEFS, um programa jovem, localizado no interior da Bahia, que demonstra seu compromisso com a pesquisa de excelência e se afirma entre as melhores instituições do país.

Esse prêmio carrega também um valor simbólico: evidencia que pesquisas realizadas fora dos grandes centros têm força, relevância e impacto nacional.

Confira a tese completa aqui:
Um códice em língua geral – Bruna Trindade Gomes Carneiro

Sobre o Prêmio Capes de Tese

O Prêmio Capes de Tese é a mais alta distinção acadêmica concedida pela CAPES às melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em cada área do conhecimento.

O processo de seleção é altamente criterioso:

  • Cada Programa de Pós-Graduação com doutorado pode indicar apenas uma tese defendida no ano anterior;

  • A escolha passa por uma comissão interna e é homologada pelo colegiado do programa;

  • A CAPES avalia as teses de todo o país em várias etapas, até chegar às vencedoras.

Assim, a conquista da tese de Bruna Trindade significa que, entre todas as pesquisas defendidas nos programas de doutorado em Letras e Linguística, a sua foi considerada a mais relevante e inovadora em 2024.

É, portanto, um momento histórico para o PPGEL/UEFS, que se firma no cenário nacional como referência em pesquisa de qualidade e compromisso acadêmico.

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