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Autoavaliação
O Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS) adota uma política de autoavaliação sistemática e participativa, alinhada às diretrizes da Política Nacional de Avaliação da Pós-Graduação estabelecida pela CAPES e à Política de Pós-Graduação prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
A autoavaliação do PPGEL/UEFS constitui-se como um processo contínuo, formativo e estratégico, baseado em um conjunto de políticas, diretrizes e instrumentos inter-relacionados que visam garantir a qualidade acadêmico-científica do programa e orientar seu aperfeiçoamento institucional. Esse processo é autogerido pela comunidade acadêmica e envolve a participação ativa de docentes, discentes, egressos, servidores técnicos e, quando necessário, consultores externos.
A prática avaliativa do programa está regulamentada pela 🔗 Resolução Interna PPGEL nº 004/2021, que institui o Sistema de Autoavaliação do Programa e organiza suas etapas e instrumentos por meio dos seguintes documentos:
Anexo I – Regulamento do Sistema de Autoavaliação: define as diretrizes gerais, dimensões avaliativas, atribuições da Comissão de Autoavaliação (CAA-PPGEL), critérios de meta-avaliação e disposições finais.
Anexo II – Plano de Autoavaliação: contempla os instrumentos aplicados e o cronograma de execução.
A autoavaliação é realizada com frequência anual, e seus resultados subsidiam o planejamento estratégico do programa, permitindo a análise crítica das ações desenvolvidas, o monitoramento de metas de médio e longo prazo e a identificação de oportunidades de melhorias, de modo a potencializar o impacto acadêmico, científico e social do PPGEL.
A Comissão de Autoavaliação do PPGEL (CAA-PPGEL) é composta por, no mínimo, cinco membros indicados pelo Colegiado do Programa, com mandato de quatro anos e autonomia plena para conduzir os processos avaliativos, conforme portaria interna. Essa comissão é responsável por coordenar e acompanhar todas as ações do plano de autoavaliação, garantindo a transparência, a escuta qualificada e a devolutiva à comunidade.
Ao adotar essa política institucional, o PPGEL reforça o seu compromisso com a excelência na formação de mestres e doutores, com a responsabilidade social da universidade pública e com a melhoria contínua da pós-graduação stricto sensu da UEFS.
POLÍTICA INSTITUCIONAL DE AUTOAVALIAÇÃO
A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) dá um passo importante no fortalecimento da qualidade da pós-graduação com a publicação da 🔗Resolução CONSEPE nº 145/2024, que regulamenta a Política de Autoavaliação Institucional dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Fruto de um processo coletivo e participativo, conduzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG), a resolução estabelece diretrizes claras para o planejamento, implementação, monitoramento e sistematização dos processos avaliativos nos programas de mestrado e doutorado da instituição.
Ao longo de quatro anos, a UEFS promoveu um amplo debate com a participação ativa de coordenadores de programas de pós-graduação, docentes, estudantes, técnicos e consultores externos. Esse processo dialogou com os marcos regulatórios da CAPES e com as demandas específicas da realidade institucional, resultando em uma política que valoriza a reflexão crítica, a escuta qualificada e a construção coletiva de melhorias.
A nova política reafirma o compromisso da UEFS com a excelência acadêmica, a transparência na gestão e o aprimoramento contínuo dos programas, fortalecendo os princípios de autonomia, inclusão, responsabilidade social e impacto local e regional. Com isso, a autoavaliação deixa de ser um instrumento meramente técnico e passa a integrar a cultura institucional como uma prática permanente de desenvolvimento da pós-graduação.
🔗 Resolução CONSEPE nº 145/2024
Regulamenta a Política de Autoavaliação Institucional dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UEFS.
🔗 Resolução Interna PPGEL nº 004/2021
Institui o Sistema de Autoavaliação do Programa e organiza suas etapas e instrumentos.
🔗 Portaria de Nomeação da Comissão de Autoavaliação do PPGEL – Portaria Interna nº 001/2024
Documento que formaliza a composição da CAA-PPGEL, garantindo representatividade e transparência no processo de autoavaliação.
🔗 Plano de Metas elaborado com base na autoavaliação e no planejamento estratégico (2025-2028)
Documento que apresenta os avanços registrados ao longo dos quadriênios 2017–2020 e 2021–2024, bem como as metas definidas para o quadriênio 2025–2028, organizadas por eixos temáticos e alinhadas às diretrizes institucionais e aos indicadores da CAPES.
Acompanhamento do Planejamento – Quadro de Metas 2025-2028
Acompanhamento do Planejamento – Quadro de Metas 2021-2024
Acompanhamento do Planejamento – Quadro de Metas 2017-2020
Quadro-síntese com as metas alcançadas e metas a serem alcançadas, permitindo o monitoramento contínuo das ações estratégicas do Programa.
🔗 Resumo do Diagnóstico realizado pela Comissão de Autoavaliação (2024)
Síntese dos principais resultados da autoavaliação institucional do PPGEL, com identificação de pontos fortes, fragilidades e oportunidades de melhoria.